Procura do eleitor cearense aos cartórios ainda é baixa

Cadastramento biométrico em Quixadá.

Restando menos de dois meses para o encerramento do prazo oficial para que o eleitor requeira sua inscrição eleitoral, altere seus dados cadastrais ou transfira seu domicílio, em 9 de maio, a procura por serviços nos cartórios eleitorais e postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) ainda é baixa.

Quem possuir qualquer pendência com a Justiça Eleitoral precisa se apressar.

Em abril, deve aumentar a corrida às centrais eleitorais para a regularização da situação, quando demanda e filas chegam a triplicar, segundo estimativa do próprio TRE-CE.

O TRE cearense projeta um crescimento significativo da procura no mês de maio. Lorena Belo, coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, adianta que a data do fechamento do cadastro eleitoral, 9 de maio, deve ter mais de 40 mil atendimentos em todo o Ceará. Depois da data, os eleitores com pendências não poderão votar nas eleições deste ano.

Até o momento, o Ceará já fez o cadastramento biométrico de 4,6 milhões de pessoas, correspondendo a 73,46% do eleitorado geral. O TRE cearense contabiliza, atualmente, 129 dos 184 municípios com 100% dos eleitores votando com biometria.

Para a regularização pelo processo biométrico, é preciso se dirigir a um dos pontos de atendimento do TRE com documento de identidade ou outro documento oficial com foto, comprovante de residência e alistamento militar, no caso de homens que forem solicitar o título de eleitor pela primeira vez.

Quem perde a data para a coleta dos dados biométricos de sua cidade tem o título eleitoral cancelado após a homologação dos dados, mas, apesar do fim do prazo em alguns municípios, os eleitores podem procurar a Justiça Eleitoral até 9 de maio. A partir desta data, o Cadastro de Eleitores é finalizado, com aptidão para o processo eleitoral de outubro, em respeito ao calendário do Tribunal Superior Eleitoral.


Compartilha:

Veja Mais