Governo do Ceará apresenta 210 integrantes da Força Tática da Polícia Militar

Força Tática da Polícia Militar do Ceará (FT/PMCE).

O Governo do Ceará reforça o seu policiamento ostensivo e estratégico com a apresentação dos 210 policiais que formam a Força Tática da Polícia Militar do Ceará (FT/PMCE). Este contingente passou por Curso de Nivelamento e vai atuar, primeiramente, em Fortaleza.

A previsão é a de aumentar o efetivo para 450 profissionais até o fim do ano, ampliando a ação para a Região Metropolitana de Fortaleza e Interior. Os profissionais foram apresentados durante solenidade, na tarde da terça-feira (05), em solenidade no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, com a presença do governador Camilo Santana.

Durante o evento, o governador falou a respeito da importância da valorização e reconhecimento dos profissionais da segurança pública. “O policial dá a vida para proteger a nossa sociedade e precisamos reconhecer isso”, pontuou. Em seu discurso, Camilo lembrou dos investimentos e melhorias feitas para a categoria, além de falar sobre projetos futuros, como lançamento de um programa habitacional para os servidores da segurança pública, contratação de novos policiais e ampliação do efetivo do BPRaio na Capital. “Mesmo em meio à dificuldade econômica que o Brasil atravessa, nós vamos continuar investindo na Segurança Pública do nosso Estado”, frisou.

Fala do Governador Camilo Santana.

Entre as melhorias realizadas pelo Governo, destaca-se o investimento em capacitação. No caso da Força Tática, os policiais passaram por Curso de Nivelamento, que foi voltado, em especial, para as técnicas de abordagem e enfrentamento de grupos e facções criminosas, tráfico ilícito de drogas e substâncias entorpecentes, além de combater a mancha criminal em áreas consideradas de alto índice em ocorrências, com base em informações dos órgãos de inteligência. O treinamento foi dado por profissionais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Cada equipe da FT atua com quatro policiais por viaturas, utilizando armas longas e atuando em ocorrências de alta e média complexidade.

Em discurso direcionado aos policiais concludentes do curso de Força Tática, André Costa ressaltou que uma das principais demandas que ele recebeu no início de sua gestão, à frente da pasta, foram os pedidos de mais investimentos em treinamentos e capacitações.  “Temos investido na capacitação dos policiais militares. Iniciamos o curso de Cinotecnia para policiais que querem atuar no policiamento com cães (iniciado hoje), além do Curso de Operações Especiais (Coesp) que há 20 anos não era realizado. Conseguimos recursos do Fundo de Defesa Social para treinamento dos militares em outros estados”, pontuou. Além disso, o gestor ressaltou a valorização dos profissionais da segurança pública por meio de Investimentos e melhorias. “Lei das promoções, novas viaturas, média do nordeste, apoio biopsicossocial e jurídico, essas são algumas ações que o Governo do Estado tem feito para melhorar o trabalho dos policiais militares”, ressalta.

Tida como unidade de ação estratégica, a Força Tática da Polícia Militar do Ceará (FT/PMCE) é formada por Grupos de Intervenção Primária, treinada para ações táticas de polícia ostensiva de caráter especializado na preservação da ordem pública. O grupo tem como principal missão a efetiva execução do Patrulhamento Tático Motorizado, com atuação em ocorrências de alto risco no enfrentamento a grupos ou indivíduos, onde o policiamento originário não seja suficiente para a resolução.

Com essa dinâmica de ações no trabalho policial, a PM qualifica sua tropa para a diminuição dos índices de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em nosso Estado, prevenindo os atos delituosos e garantindo a preservação da ordem pública, a segurança, a integridade física e patrimonial.


Compartilha:

Veja Mais