Bombeiro atacado por abelhas em Quixadá sofre choque anafilático e é levado para o IJF

Três bombeiros militares, identificados como Sargento Alves Batista e soldados Mesquita e Ferreira, participaram da operação de salvamento de um idoso no loteamento Ipiranga Ville, em Quixadá, nesta sexta-feira (16). O homem estava sendo atacado por abelhas dentro de sua própria casa. Os insetos invadiram o local, levando momentos de intenso sofrimento à vítima.

Acionados, os bombeiros retiraram o idoso do imóvel, afastando-o do perigo. No processo, eles também foram picados várias vezes.


Os feridos foram socorridos, posteriormente, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Um dos militares, porém, sofreu choque anafilático, que é a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), algo que ferroadas de abelha podem desencadear. O choque anafilático resulta em intensa queda da pressão arterial e problemas de circulação, dos pulmões e do coração e pode deixar o paciente em risco.

Por causa da gravidade do quadro clínico, o bombeiro envolvido, cuja identificação não foi divulgada, foi transferido para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza.

Os demais envolvidos, segundo informações que chegaram ao DQ, estão com seus quadros de saúde mais estáveis.

Desde que a notícia sobre o ato heroico foi dada, a comunidade quixadaense está unida em orações e torcida pela pronta recuperação de todos os feridos pelo ataque.

O que fazer se for picado

Ao ser picado por uma ou mais abelhas, a pessoa deve imediatamente procurar ajuda médica, principalmente se já souber da alergia ao veneno do inseto, e retirar o ferrão, se possível, para interromper a inoculação do veneno. Já quando uma pessoa não alérgica é picada por uma única abelha, basta colocar gelo na região e retirar o ferrão. A picada da abelha pode causar dor intensa, eritema, calor e inflamação na região afetada.

Compartilha:

Veja Mais