9 cidades do Sertão Central receberão 1º sistema de adutoras

O primeiro equipamento partirá do Açude Arrojado Lisboa (Banabuiú), atendendo a nove localidades do Sertão Central do Estado ( FOTO: JOSÉ AVELINO NETO )

O governo estadual definiu o sertão central cearense como a primeira região a receber o sistema de adutoras previsto no Projeto Malha D’ água, iniciativa a longo prazo que deve construir mais de 4 mil quilômetros de adutoras no Estado.

Nessa etapa inicial, serão investidos US$ 140 milhões, de um total de US$ 200 milhões financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), destinados as obras de ampliação da infraestrutura hídrica e de saneamento.

O Estado já foi autorizado a formalizar o empréstimo, conforme publicação do Diário Oficial do Estado da última terça-feira (8).

De acordo com o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, o projeto visa a redução da vulnerabilidade hídrica em municípios do interior do Estado, nas áreas urbanas e rurais. O primeiro equipamento partirá do Açude Banabuiú, atendendo a nove localidades: Banabuiú, Solonópole, Jaguaretama, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca.

“São as cidades que mais têm sofrido com a seca. Mesmo com todos os investimentos feitos no passado, percebemos uma vulnerabilidade nessa região, que só não entrou em colapso por causa da intervenção do Governo do Estado”, afirma.

Em sua totalidade, o Projeto Malha D’ água prevê a construção de 4.306 quilômetros de adutoras a partir dos 34 reservatórios mais resistentes à seca. O sistema terá 305 estações de bombeamento e atenderá 6,2 milhões de pessoas em 178 municípios. A vazão estimada é de 16,5 m³ de água por segundo. A partir das estações, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deve distribuir a água tratada dentro do padrão de potabilidade para o consumo as localidades cearenses.

(do Diário do Nordeste)


Compartilha:

Veja Mais