Renegociação de dívidas do Fies começa nesta terça-feira, diz Camilo Santana

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o processo de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá início nesta terça-feira (7) . Na quarta-feira, o presidente sancionou. Quinta foi feriado. Na sexta, foi realizada a reunião do grupo gestor do Fies. […] Era para iniciar hoje, mas vamos aguardar a publicação no DOU [Diário Oficial da União] para que, a partir de amanhã, possa se iniciar o atendimento”, disse Camilo nesta segunda-feira (6), após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da Caixa, do Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de acordo com o G1.

A estimativa do governo é que aproximadamente 1,24 milhão de universitários e formados, incluindo cerca de 300 mil beneficiários do Cadastro Único, poderão buscar a renegociação nas agências do Banco do Brasil e da Caixa. Além das agências bancárias, o atendimento também estará disponível por telefone.

“Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vão realizar os atendimentos via 0800, por telefone também. E estão preparando o sistema para que a gente possa operacionalizar as renegociações a partir já deste mês”, ressaltou o ministro. Ainda conforme a reportagem, o governo publicará uma resolução para permitir que o atendimento comece na terça-feira.

“A preocupação do presidente é dar celeridade e urgência para que a gente possa atender esses mais de 1,2 milhão de clientes do Fies que vão ter o direito de renegociar suas dívidas numa situação muito boa, favorável para essas pessoas”, afirmou Camilo.

O governo estima que a dívida total a ser renegociada chegue a R$ 54 bilhões. De acordo com as condições do contrato e do aluno, a renegociação pode oferecer descontos que podem chegar a até 99% do montante principal da dívida e 100% dos juros e multa.

Compartilha:

Veja Mais