Novo golpe na praça: Falsa promessa de acelerar restituição do IR faz vítimas

A Receita Federal alertou os contribuintes para um golpe com a restituição do Imposto de Renda. O alerta está na página da Receita: cuidado com sites que prometem antecipar a restituição. As ofertas chegam por mensagens no celular ou e-mail, indicando links ou pedindo dados do contribuinte em troca de vantagens.

Nos casos identificados pela Receita, os golpistas também prometem acelerar o prazo da restituição. Alguns chegam a oferecer depósitos de valores mais altos do que o previsto na restituição original e, para isso, cobram taxas.

Quase 70% das declarações entregues até agora têm valores a receber. O primeiro lote de restituição sai no dia em que termina o prazo para entrega: 31 de maio. O quinto e último lote será pago em setembro.

Bancos e instituições financeiras até oferecem uma espécie de antecipação do valor, mas são empréstimos que têm a restituição como garantia.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, a operação de crédito antecipa os recursos na conta do cliente e, depois, retém o valor da restituição com “taxas de juros que se assemelham às do crédito consignado”.

A Febraban declarou ainda que o cliente deve desconfiar se forem oferecidas vantagens. O Ministério Público faz mais um alerta: informação de Imposto de Renda na mão de golpista pode dar muita dor de cabeça.

Compartilha:

Veja Mais