Juros do cartão de crédito disparam e vão a 455% ao ano, maior patamar desde 2017

A taxa média de juros cobrada pelos bancos nas transações realizadas com cartão de crédito rotativo atingiu o patamar de 455,1% ao ano em maio, conforme dados divulgados hoje (28) pelo Banco Central (BC). O índice é o mais alto dos últimos seis anos, desde março de 2017, quando a taxa era de 490% ao ano. No mês anterior, a taxa estava em 447,5% ao ano.

O crédito rotativo do cartão de crédito é uma opção de empréstimo pré-aprovada associada ao cartão, acionada por aqueles que não conseguem quitar o valor total da fatura na data de vencimento. Em caso de inadimplência, o banco deve oferecer ao cliente a possibilidade de parcelar o saldo devedor ou propor uma forma de quitação da dívida mais favorável, em um prazo de 30 dias.

Em abril, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou preocupação com a taxa de juros do crédito rotativo do cartão. “As pessoas não conseguem sair do crédito rotativo. Precisamos encontrar uma solução negociada, assim como fizemos ao reduzir as taxas de empréstimo consignado para aposentados”, disse Haddad na ocasião.

Compartilha:

Veja Mais