Fiocruz informa OMS que detectou no Brasil novo vírus com potencial pandêmico

Fiocruz informa OMS que detectou no Brasil novo vírus com potencial pandêmico.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou à OMS (Organização Mundial da Saúde) que detectou um caso de doença respiratória provocado por uma nova variação do vírus influenza A H1N2, que é transmitido de porcos para humanos. A infecção ocorreu em uma mulher de 22 anos, no mês de abril. Ela mora na cidade de Ibiporã, no Paraná e já está recuperada.

Segundo a virologista Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fiocruz, apesar de o influenza A H1N2 ser considerado de potencial pandêmico, a descoberta de uma variação do vírus no país não é preocupante. “Até o momento não foi conformado a transmissão entre humanos do H1N2. Além disso, como o vírus se originou de mutações de outros vírus que já circularem no país, grande parte da população já possui anticorpos que servem com proteção contra ele”, explicou Siqueira.

Até o momento, são conhecidos 26 casos de pessoas infectadas pelo influenza A H1N2 no mundo, reportados desde 2005 —dois deles no Brasil. Todos os pacientes contraíram o vírus após contatos com porcos e a maioria apresentou doença branda. Porém, como trata-se de um vírus que tem potencial de causar pandemia ao sofrer alguma mutação e passar a ser transmitido por contato pessoal, todos os casos identificados devem ser reportados à OMS, como fez a Fiocruz.

“Mas é importante saber que qualquer influenza tem potencial pandêmico. A notificação ao descobrir uma variação do vírus ocorre pois o Brasil e a OMS possuem programas de controle que trabalham juntos para monitorar as cepas que estão circulando”, afirma Siqueira.


Compartilha:

Veja Mais