Feridas nos pés podem ser sinal de infecção por coronavírus, dizem especialistas espanhóis

Lesões nos pés, semelhantes às causadas pela catapora, podem ser um novo e peculiar sintoma do coronavírus, de acordo com especialistas espanhóis. O Conselho Geral de Escolas Oficiais de Podólogos da Espanha informou que, em muitas pessoas com o novo coronavírus, principalmente crianças e jovens, foram detectadas pequenas feridas nos pés.

Em um comunicado, emitido no último dia 9 e divulgado pela imprensa espanhola, a entidade explica que numerosos casos estão sendo observados em diferentes países europeus, como Itália, França e Espanha, onde pacientes com a Covid-19 apresentaram lesões roxas (muito semelhantes às da catapora, sarampo ou frieira) nos dedos dos pés. A nota diz ainda que elas “geralmente melhoram sem deixar marcas na pele”.

Por isso, o Conselho estabeleceu um protocolo para o diagnóstico prévio desses casos para seus 7.500 profissionais, para tratamento e atuação posterior, embora enfatize que “devido ao pouco tempo decorrido, as evidências científicas ainda não podem ser discutidas”. Mas ele pede aos podólogos que “sejam muito vigilantes, porque esse pode ser um sinal de detecção do Covid-19 que pode ajudar a impedir a propagação”.

Nesse sentido, a entidade recorda que as clínicas de podologia estão atualmente fechadas e apenas as emergências que possuem equipamentos de proteção individual e condições mínimas de segurança para os pacientes e seus profissionais estão atendendo.

Enquanto isso, a Federação Internacional de Podologistas, sediada em Paris, divulgou um relatório sobre um garoto italiano de 13 anos que se queixou no mês passado de feridas no pé. Inicialmente, assumiu-se que era uma picada de aranha, mas ele depois começou a sentir sintomas do coronavírus. Mais tarde, os médicos descobriram que a irmã e a mãe do garoto, contaminadas pela Covi-19, estavam com febre, tosse e dificuldade para respirar seis dias antes do aparecimento das lesões nos pés.

Compartilha:

Veja Mais