EUA proíbem entrada de viajantes vindos do Brasil

EUA proíbem entrada de viajantes vindos do Brasil.

Os Estados Unidos anunciaram hoje a proibição da entrada de estrangeiros vindos do Brasil em seu território. A medida é válida para viajantes que não são norte-americanos e foi tomada após o Brasil se tornar o segundo país com maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

“O potencial de transmissão não detectada do vírus por indivíduos infectados que tentam entrar nos Estados Unidos oriundos do Brasil ameaçam a segurança do nosso sistema de transporte e infraestrutura e a segurança nacional”, afirma o texto assinado pelo presidente Donald Trump.

A decisão não afeta o fluxo comercial entre os países, e se baseia em avaliação do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos de que o Brasil “enfrenta uma transmissão generalizada e contínua de pessoa para pessoa”.

“Não quero as pessoas vindo até aqui e infectando o nosso povo. E também não quero pessoas doentes lá. Estamos ajudando o Brasil com ventiladores… O Brasil está enfrentando problemas, não há dúvidas sobre isso”, disse Donald Trump sobre o Brasil.

O Governo Brasileiro defendeu a decisão dos EUA afirmando que ela é técnica e atende aos interesses daquele país. Em contrapartida, o presidente Jair Bolsonaro jamais proibiu a entrada de americanos no Brasil, mesmo quando o país do Norte passou a liderar o número de contaminações no planeta. Não apenas isso, mas eximiu os americanos da necessidade de visto para entrar no Brasil.


Compartilha:

Veja Mais