BPRaio contribui para aumento significativo de apreensões de armas no Ceará

Com a chegada de cinco novas bases do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Interior do Estado, ao longo de 2016, o número de apreensões de armas realizadas pelo Raio aumentou 389%, comparando os meses de janeiro de 2016 e 2017, saltando de nove apreensões para 44. No início de 2016, apenas duas unidades da polícia especializada funcionavam no Interior: Juazeiro do Norte e Sobral. No mesmo ano, o Governo do Estado do Ceará entregou as unidades de Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Crateús, com cobertura de 85% dos municípios cearenses. No próximo sábado (18), mais uma base passará a funcionar, dessa vez, em Tauá.

Somente no mês de janeiro de 2017, com as sete unidades no Interior em atividade (Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Crateús), foram realizadas 44 apreensões de armas de fogo, quatro apreensões de simulacros de arma de fogo e 40 autos de prisão por tráfico de drogas. No mesmo mês do ano anterior, quando apenas as unidades de Sobral e Juazeiro do Norte funcionavam, foram apreendidas nove armas de fogo, nenhum simulacro e realizados sete autos de prisão por tráfico de drogas.

A intensificação das ações do Raio para o Interior do Estado faz parte do reforço na descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O trabalho do grupo especializado no policiamento em motos da Polícia Militar do Ceará é realizado com abordagens ostensivas, principalmente em lugares onde as viaturas policiais não conseguem entrar, como áreas de difícil acesso em zonas rurais e dentro de comunidades. As operações da tropa são direcionadas para áreas, horários e dias que apresentam maiores taxas de crimes, com base em análises estatísticas e criminais da SSPDS. Hoje, o efetivo no Interior é composto por 409 agentes de segurança e conta com 211 motocicletas e 13 viaturas.

Compartilha:

Veja Mais