Ilário Marques solidifica posição como interlocutor de confiança de Lula

Ilário Marques solidifica posição como interlocutor de confiança de Lula.

Ilário Marques, ex-prefeito de Quixadá, é amigo pessoal do ex-presidente Lula há muitos anos. Os dois participaram da fundação do Partido dos Trabalhadores e, de lá para cá, nunca se afastaram da sigla. Quando Lula estava preso em Curitiba, Ilário montou uma caravana e foi visitar seu companheiro. Agora, os processos contra Lula foram anulados por causa da parcialidade do juiz Sergio Moro, apontada pelo STF. O ex-presidente lidera as pesquisas eleitorais para 2022 e está em visita aos Estados do Nordeste, onde realiza articulação visando exatamente as eleições do próximo ano. Se vencer as eleições, Lula poderá escrever uma história realmente cinematográfica na República brasileira: deixar a cadeia, ver seus processos viciados anulados, sua inocência jurídica restabelecida e, por fim, reassumir o poder máximo em Brasília. Mas precisa vencer as eleições, e Ilário Marques, claro, está atuando como pode para ver isso acontecer.

Na visita de Lula ao Ceará, o ex-prefeito quixadaense solidificou a posição como um de seus articuladores de confiança no Estado. Foi ele, por exemplo, que agiu nos bastidores para conseguir reunir Lula e o senador Tasso Jereissati (PSDB), históricos opositores, para conversa sobre o cenário nacional e a defesa da democracia. Marques foi o único petista do Ceará convidado a acompanhar a conversa entre os dois. A presidente nacional do PT, Deputada Gleisi Hoffmann, também acompanhou a reunião. Além deles, ninguém mais.

Caso Lula vença as eleições de 2022, o futuro político de Ilário Marques será profundamente afetado. Possivelmente, o petista não seja candidato ao cargo de prefeito em 2024, contra Ricardo Silveira, mas tente voos mais altos. Internamente, muitos correligionários são da opinião de que, por toda a sua história no PT, estaria na hora do partido dar mais espaço a Ilário e ajudá-lo a se projetar num cenário maior. Como presidente, Lula poderia contribuir muito para isto. No entanto, só o tempo será capaz de definir os acontecimentos.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO.

Compartilha:

Veja Mais