Famílias de pescadores de Banabuiú são beneficiadas com doação de dez canoas

Famílias de pescadores de Banabuiú são beneficiadas com doação de dez canoas.

Famílias de pescadores de Banabuiú foram beneficiadas com a doação de canoas. Foram dez famílias sorteadas, cada uma, com um barco para pesca. A solenidade aconteceu na última segunda-feira (4) no Cras Vale das Borboletas no bairro Brasília. O prefeito Edinho Nobre; a primeira-dama, Cleide Nobre, e o secretário de Pesca, Miguel Brasileiro, estiveram presentes, ao lado de vereadores e lideranças do bairro.

Num primeiro instante, pode parecer uma notícia simples, de uma ação com várias outras quaisquer, certo? Errado. Detalhes impregnados nessa iniciativa ditam o tom de seu diferencial. A principal delas está no próprio fato em si. A doação de canoas acontece para famílias carentes, gente que nasceu sabendo fazer uma só coisa na vida: pescar, e que tiram deste ofício o sustento da família e dos filhos.

Muitos destes pescadores vivem na Vila dos Marianos, uma comunidade isolada da cidade que por anos a fio, em gestões anteriores, foram carentes de serviço público e de assistência. Essa condicionante tornou a Vila, ao longo dos anos, um bairro essencialmente pobre e carente formado por pescadores, a grande maioria de analfabetos. Todos que vivem ali só sabem pescar. Sustentam famílias numerosas, muitas vezes com quatro, cinco filhos, muitas vezes apenas com o dinheiro da venda de peixes, que ainda acontece até hoje porta a porta, nas ruas do Centro da cidade.

O evento aconteceu na sede do Cras Vale das Borboletas, no bairro Brasília; famílias foram sorteadas e não precisaram pagar nada

Um outro fato pouco conhecido é que nos anos anteriores em que a seca apertou de vez, e a pesca acabou escassa e prejudicada em função de rios secos e em volume morto, muitos pescadores sem ter dinheiro para as necessidades básicas, chegaram a vender as canoas para poder arrecadar algum valor e comprar alimento para a família. Com a mudança dos tempos, a chegada de chuva e um inverno um pouco melhor, eles não tinham canoas. É uma situação chocante, que expõe a fragilidade financeira daquelas famílias. Por causa disso, a doação evidencia uma ação de amparo muito importante. Somente quem vive disso e precisava de alguma ajuda, sabe o que a doação dos barcos significa.

Além de tudo o que já foi exposto, é preciso considerar que embora seja entendida mais fortemente como uma ação assistencial, as canoas representam também um suporte ao trabalho destes pescadores, afinal, eles moram à beira do açude, que é nada menos do que o terceiro maior açude do Ceará, com uma capacidade hídrica incrível, podendo, por tanto, proporcionar uma pesca generosa, possibilitando aos pescadores um bom rendimento e boas vendas.

Todas as canoas foram adquiridas com recursos próprios. A doação às famílias aconteceu por meio de sorteio. Em seu discurso o prefeito Edinho Nobre, na solenidade de entrega das canoas, reafirmou seu compromisso com os pescadores e disse que muito em breve vai entregar mais 50 barcos para a comunidade. O secretário de pesca, Miguel Brasileiro, acompanhado de seu assessor, Pastor Antônio Alves, também destacou o trabalho da secretaria de acompanhamento, assistência e reforço às atividades pesqueiras do Município.


Compartilha:

Veja Mais