Equipes do Programa de Saúde da Família começam retorno às atividades nos Distritos de Quixadá

Prefeito e Secretária de Saúde de Quixadá durante ato de ativação de parte da equipe do PSF no Cipó dos Anjos.

As equipes do Programa Saúde da Família (PSF) estão voltando a atuar nos Distritos de Quixadá. No início desta semana, o prefeito Ilário Marques e a Secretária de Saúde, Juliana Câmara, formalizaram o retorno das atividades do PSF nos distritos de Juá e Cipó dos Anjos.

Nesta quarta-feira, 29, mais um Distrito, o custódio, viu voltar a funcionar sua equipe do PSF.

Prefeito e Secretária de Saúde de Quixadá durante ato de ativação de parte da equipe do PSF no Custódio.

De acordo com Juliana Câmara, as equipes do PSF do município estão praticamente formadas e prontas para entrar em atividade. Devem ser ativadas nas demais localidade nos próximos dias, oferecendo, desta forma, uma retomada de direitos à população.

Durante ativação do PSF no Distrito de Juá.

O PSF

O Programa de Saúde da Família é composto por profissionais da área, tais como médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e outros.

Cada equipe do programa é capacitada para conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas. Ela pode identificar os principais problemas de saúde e situações de risco aos quais a população que atende está exposta e elaborar, com a participação da comunidade, um plano local para enfrentar as doenças.

As equipes do PSF prestam assistência integral, respondendo de forma contínua e racionalizada às demandas, organizadas ou espontâneas, na Unidade de Saúde da Família, na comunidade, no domicílio e no acompanhamento ao atendimento nos serviços de referência ambulatorial ou hospitalar; além, é claro, de desenvolver ações educativas e intersetoriais para enfrentar os problemas de saúde identificados.

Confira também: 

Ilário agradece Cabo Sabino por emenda para reforma de posto de saúde; ato solene expôs descaso da gestão anterior


Compartilha:

Veja Mais