Após investigação, Vaticano decide não reconhecer comunidade Rainha da Paz

Integrantes da Rainha da Paz em uma de suas casas em Verona, na Itália.

O Vaticano acaba de negar reconhecimento à Regina Pacis, ou Rainha da Paz, uma das comunidades católicas mais conhecidas em Quixadá.

De acordo com informações obtidas pelo DQ, o grupo sofreu intervenção de Roma há alguns anos, após a própria comunidade ter solicitado o reconhecimento formal da Igreja Católica para existir como uma de suas obras religiosas autorizadas. Algum tempo depois, as autoridades da igreja decidiram afastar a fundadora do grupo, Dona Luisa Nottegar, do comando da comunidade. A investigação meticulosa do Vaticano acerca das atividades religiosas (não sociais) do grupo continuou. A decisão tomada pela igreja, informada agora, foi pelo não reconhecimento da Regina Pacis como comunidade católica.

Vale ressaltar que, em 2020, o Papa Francisco endureceu o processo de reconhecimento de novas comunidades e institutos religiosos, alterando o Código de Direito Canônico no número 579. A modificação tornou vinculativo – antes era apenas consultivo, o parecer da Sé Apostólica no reconhecimento de novas comunidades de vida consagrada em âmbito diocesano.

A decisão do Vaticano trouxe tristeza para os integrantes da Regina Pacis, que agora precisam decidir que rumos a comunidade tomará. Dentre as várias possibilidades, está a de que a obra religiosa (não a social) tenha chegado ao seu fim.

HISTÓRIA DA COMUNIDADE

Alessandro Nottegar, fundador da Regina Pacis.

A Comunidade Regina Pacis é uma organização religiosa fundada em 1986, na cidade de Verona – Itália, pelo casal Alessandro e Luisa Nottegar. Foi reconhecida, em 1996, como Fundação Regina Pacis. Em 2004, foi erigida a Associação de Vida Evangélica, com estilo de vida de tipo religioso, pelo Bispo de Verona. A Comunidade Regina Pacis é uma comunidade de vida em comum, formada por famílias, leigos, religiosos e sacerdotes.

O grupo mantém diversas missões em Verona e Grezzana, na Itália; Quixadá e Fortaleza, no Ceará; Feira de Santana, na Bahia; Budapeste, na Hungria e Medjugorje, na Bósnia.

Em 14 de maio de 2017, o falecido Alessandro Nottegar foi declarado Venerável pelo Vaticano. Em Quixadá, a avenida na qual se localiza a escola da comunidade leva seu nome.

NOTA

O DQ lamenta a decisão do Vaticano. A Comunidade Rainha da Paz tem uma história rica de doação de seus membros às necessidades dos mais carentes e, em Quixadá, acolhe crianças em situação de abandono, mantém creche e escola e oferece alimentação de qualidade a dezenas de crianças de famílias extremamente pobres. Esperamos que estas importantes obras sociais não sejam afetadas. Além disso, a biografia dos Nottegar é muito bonita e digna de todo o respeito. Quixadá é grato pelo que a Regina Pacis tem feito. Nossos votos de que tudo acabe bem.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO.

Compartilha:

Veja Mais