10 vereadores aprovam terceirização da saúde proposta por Ricardo Silveira

10 vereadores aprovam terceirização da saúde em Quixadá proposta por Ricardo Silveira.

Os vereadores Babá, César Filho, Cida Bezerra, Jackson Perigoso, Luiz Neto, Luiz do Hospital, Nazimar Nogueira, Renê Matias e Zé Rogério aprovaram, na quarta-feira, 24, projeto de suplementação de crédito enviado pelo prefeito Ricardo Silveira que visa criar as condições necessárias para terceirizar a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Eudásio Barroso. Embora não tenha votado por ser presidente da casa, Louro da Juatama emprestou apoio à terceirização. O gasto inicial autorizado é de mais de R$ 4 milhões.

De acordo com edital de chamamento já publicado pelo Poder Executivo, a terceirização destes equipamentos pode custar até R$ 1,3 milhão por mês aos cofres do município.

O modelo é semelhante ao que foi adotado pelo ex-prefeito João Hudson, que em sua época terceirizou a saúde municipal deixando os serviços realizados na UPA e no Eudásio Barroso a cargo de uma cooperativa.

A decisão de terceirizar a gestão destes equipamentos de saúde outra vez terá efeito direto sobre o funcionalismo a serviço do município. O edital publicado pela prefeitura deixa claro, em seu parágrafo 17.1, que à Organização Social (OS) contratada “caberá inteira responsabilidade por todos os encargos e despesas com salários de empregados, acidentes que possam vir a serem vítimas quando em serviço, e por tudo assegurado nas leis sociais e trabalhistas.”

Em outras palavras, os trabalhadores terão vínculo, não com a prefeitura, mas com a empresa contratada.

Além dos serviços diretamente relacionados com a saúde dos pacientes, a OS também ficará responsável por providenciar serviços de controladoria e segurança, vigilância, nutrição, limpeza geral, rouparia e lavanderia, manutenção de equipamentos, serviços de gases medicinais, transporte de pacientes e outros.

Segundo a gestão municipal, a contratação da OS para fazer a gestão da saúde vai aprimorar os serviços da área em Quixadá.

Detalhe importante é que a medida permitirá a contratação de trabalhadores terceirizados sem que as despesas sejam computadas para fins de respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. Na época do ex-prefeito João Hudson, o Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou a iniciativa como forma de burlar a legislação.

Os vereadores Denis Dutra, Ci, Rosa Buriti, Darlan Piaba, Neto do Custódio, Guto da Glaudiesel e Ticão pediram à mesa diretora da Câmara que realizasse audiência pública para debater o assunto com a sociedade, mas tiveram seu pedido negado.

O projeto de terceirizar a saúde municipal segue agora para sanção de Ricardo Silveira.


Compartilha:

Veja Mais