Pilotos de helicóptero passam por treinamento na Alemanha; nova base da Ciopaer será instalada em Quixadá

Uma equipe formada por quatro pilotos da Ciopaer viajou, nesse sábado (18), para acompanhar os testes da Fênix 08.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) está efetivando um treinamento no exterior para integrantes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Esses treinamentos são frutos dos contratos de aquisições de novas aeronaves e estão sendo realizados na Alemanha, na cidade de Donauworth.

Uma equipe formada por quatro pilotos da Ciopaer viajou, nesse sábado (18), para acompanhar os testes da Fênix 08. Os servidores devem permanecer no país durante 20 dias. Os agentes escolhidos para a viagem são instrutores e serão responsáveis por repassar os ensinamentos aos demais pilotos da Ciopaer.

Segundo o relações públicas da Coordenadoria, Tenente Coronel Marcus Costa, esses treinamentos são importantes para aumentar ainda mais a qualificação das equipes da unidade aérea. “As novas aeronaves possuem um sistema eletrônico totalmente diferente e os pilotos precisam se integrar ao novo sistema para repassar aos demais companheiros. Os parâmetros de peso, velocidade e potência também são diferentes dos já utilizados e os pilotos precisam se adaptar”, afirmou o oficial.

Novos helicópteros

Estão sendo adquiridos dois helicópteros modelo H135helionix da empresa franco-alemã Airbus. As duas aeronaves que virão para o Ceará serão as primeiras desse modelo a operar no Brasil.

O H135helionix possui piloto automático de quatro eixos, que possibilita que o equipamento fique parado no ar sozinho, sem auxílio do piloto.

O H135helionix possui piloto automático de quatro eixos, que possibilita que o equipamento fique parado no ar sozinho, sem auxílio do piloto. Em comparação com as aeronaves que operam atualmente na Ciopaer, os novos helicópteros podem levantar voo com 80 a 100 kg a mais de peso e têm 20 minutos a mais de autonomia de voo. Os instrumentos de navegação e de gerenciamento da aeronave são mais modernos. Além de virem com configuração para multimissão, com a possibilidade de ser uma UTI aérea.

Os dois helicópteros que estão sendo adquiridos pelo Governo do Estado ampliarão o raio de ação da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas  (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com o reforço das aeronaves será possível a instalação de mais uma base da Ciopaer no Interior, na região do Sertão Central, distribuindo assim o atendimento para quatro regiões – já opera em Fortaleza e RMF, Norte (Sobral) e Sul (Juazeiro do Norte).

O tempo de resposta para qualquer ponto do Estado será otimizado para, no máximo, 40 minutos. O benefício não se restringe ao apoio aéreo para as ações de segurança pública, em operações de saturação e perseguições; mas também no combate a incêndios florestais e serviços aeromédicos, como o socorro a vítimas de acidentes e afogamentos – tanto no litoral como em açudes -, e para o transplante de órgãos, em que o Ceará é referência no Brasil.

A aquisição da aeronave passou por estudos e avaliações técnicas e jurídicas, por parte de todos os órgãos envolvidos no processo, sob supervisão e orientação da Procuradoria Geral do Estado. A fabricante é a mesma que equipa toda a frota da Ciopaer, o que implica em aproveitamento de know how e de logísitica de manutenção, bem como atesta a qualidade de operação inclusive durante a noite, mantendo em 24 horas a capacidade de atuação aérea da segurança pública cearense.

De Janeiro a Agosto desse ano, as aeronaves da Ciopaer já participaram de 139 operações policiais, além de apoiar ações bomberísticas em 24 ocorrências de afogamento e resgatar nove pessoas que estavam se afogando; atuou em 19 acidentes de trânsito nas estradas, em locais ermos onde o resgate terrestre demoraria muito a chegar; 22 missões de busca a pessoas perdidas em terra e no mar; 56 transferências aeromédicas inter-hospitalares, possibilitando que pacientes, de todas as classes sociais, possam ser removidos de áreas menos beneficiadas de recursos médicos para áreas mais assistidas, entre outras missões humanitárias e ambientais, como monitoramento constante dos recursos hídricos do Estado.


Compartilha:

Veja Mais