Inteligência Artificial ameaça humanidade tanto quanto pandemias e guerra nuclear, alertam especialistas

Inteligência Artificial ameaça humanidade tanto quanto pandemias e guerra nuclear, alertam especialistas.

O potencial destrutivo de inteligências artificiais, como ChatGPT e Bard, é igual a uma guerra nuclear ou uma pandemia. A afirmação apocalíptica veio de um grupo de empresários e líderes do setor chamado Center for AI Safety, organização cuja missão é “reduzir os riscos em escala social da inteligência artificial”.

Segundo esses especialistas, a prioridade do mundo atual deve ser mitigar o risco de extinção que poderia ser causado por um descontrole do setor. Isso não tem nada a ver com robôs exterminando pessoas ou ganhando consciência, como Stephen Hawking e outros previram, mas sim com os impactos decorrentes do uso da tecnologia.

“Mitigar o risco de extinção da IA deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear”, diz o trecho de abertura do abaixo-assinado.

Além dos riscos atuais, como uso indevido para fins de desinformação e deepfakes, os modelos de IA poderiam mudar drasticamente setores da sociedade. Dois nichos profissionais que devem ser severamente impactos é a área criativa (arte, literatura, ensino) e as atividades manuais (atendimento, construção, montagem).

“Especialistas em IA, jornalistas, formuladores de políticas e o público estão discutindo cada vez mais um amplo espectro de riscos importantes e urgentes da IA. Mesmo assim, pode ser difícil expressar preocupações sobre alguns dos riscos mais graves da IA avançada”, ressalta a introdução da declaração.

Compartilha:

Veja Mais