Cientistas criam medicamento que faz dentes voltarem a crescer

Pesquisadores da prestigiosa Universidade de Kyoto, no Japão, estão prestes a embarcar em um experimento de grande impacto: testar um novo medicamento capaz de regenerar dentes em seres humanos. Após apresentar resultados promissores em testes com roedores, o remédio agora será submetido a voluntários humanos, com a possibilidade de chegar ao mercado já em 2030.

O principal objetivo dessa inovadora empreitada científica é auxiliar pacientes que sofrem de anodontia, uma condição genética rara em que o indivíduo nasce sem nenhum dente. Embora a desordem afete mais frequentemente as mulheres, ambos os sexos podem ser afetados. Atualmente, a única solução para esses pacientes é o uso de dentaduras.

Os cientistas da Universidade de Kyoto conseguiram identificar uma fórmula que suprime a ação do gene USAG-1, responsável por limitar o crescimento dentário. Essa descoberta promissora abre caminho para um futuro em que dentistas poderão, finalmente, presenciar o sonho de ver dentes crescendo naturalmente. Em uma entrevista ao respeitado jornal japonês Mainichi, os pesquisadores compartilharam suas expectativas quanto ao uso clínico do medicamento, expressando otimismo quanto à sua eficácia.

Caso os testes em humanos sejam bem-sucedidos, esse avanço científico pioneiro poderá representar uma mudança de paradigma na odontologia. A comunidade científica e o público em geral aguardam ansiosos pelos resultados desse estudo revolucionário, que pode marcar um divisor de águas na história dos cuidados dentários.

Compartilha:

Veja Mais