UniCatólica tem nível de excelência como Centro Universitário novamente reconhecido pelo MEC

O Centro Universitário Católica de Quixadá – Unicatólica obteve a nota 4,38, em uma escala que vai de 0 a 5, no processo de Recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), reafirmando sua qualidade no Ensino Superior e o compromisso com a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho, a maior nota de recredenciamento desde a sua fundação.

Essa classificação de excelência reconhece o árduo trabalho de uma instituição com quase duas décadas de experiência na área da educação, bem como o empenho de toda a comunidade acadêmica. Além disso, serve como referência para que futuros estudantes universitários façam escolhas mais acertadas ao ingressarem na vida acadêmica.

A avaliação aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de maio quando o UniCatólica recebeu a visita virtual in loco, de uma comissão avaliadora externa composta por três docentes indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na qual realizaram uma avaliação em todos os departamentos da instituição, para o procedimento de recredenciamento. Foram feitas verificações rigorosas, inspeções e entrevistas com acadêmicos, professores e técnicos administrativos.

O Recredenciamento da UniCatólica junto ao Ministério da Educação é a concretude para continuidade da oferta de ensino superior na região do Sertão Central e em todo o Ceará.  Atingir um nível de excelência atualmente oferecido por grandes Universidades do país se deve a busca para oferecer o que há de melhor no Ensino Superior.

Vale ressaltar que, obter em um recredenciamento com notas 4 ou 5 não são fáceis de serem obtidos, ao atingir este conceito, o Ministério da Educação sinaliza que aquela IES é, de fato, uma instituição de excelência e definitivamente, de alto padrão educacional.

 Credenciamento e Recredenciamento MEC

Para iniciar suas atividades, as instituições de educação superior devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. De acordo com sua organização acadêmica, as IES são credenciadas como: faculdades, centros universitários e universidades.

Inicialmente a IES é credenciada como faculdade. O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as respectivas prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.

Autorização x Reconhecimento

Quando uma faculdade deseja ofertar uma nova graduação, é necessário passar pela Autorização do Ministério da Educação. Centros universitários e universidades, por gozarem de autonomia, não dependem da autorização do MEC na abertura de novos cursos – precisam, apenas, informar à secretaria competente para fins de avaliação, supervisão e posterior reconhecimento.

Depois de ter seu curso autorizado, a IES ainda precisa solicitar o Reconhecimento pelo MEC – condição necessária para a validação nacional dos diplomas emitidos nas faculdades. O reconhecimento deve ser solicitado quando a graduação completar 50% de sua carga horária total. Os indicadores de qualidade considerados pelo MEC no reconhecimento (ou não) de um curso envolvem Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), e Índice Geral de Cursos (IGC).

Compartilha:

Veja Mais