Morre aos 88 anos o médico Everardo Silveira, ex-deputado e ex-prefeito de Quixadá

Doutor Everardo Silveira.

Nesta terça-feira, 20,  faleceu aos 88 anos o médico quixadaense Everardo Silveira. Há alguns anos, Doutor Everardo lutava bravamente pela saúde e pela vida, submetendo-se a diversos procedimentos para tratar de um câncer. Hoje, ele descansou.

NOTA DO FILHO, ATUAL PREFEITO DE QUIXADÁ

O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, que é filho de Everardo Silveira, divulgou a seguinte nota:

“Meus queridos irmãos, com sentimento de muita dor e tristeza, mas em respeito a todos aqueles que gostam e admiram nossa família, venho comunicar que meu pai Everardo Silveira fez sua passagem para a eternidade e descansou no Senhor.

“Hoje despeço-me da minha maior referência de homem, profissional e político, aquele que foi minha maior fonte de inspiração para ingressar na medicina e na política.

“Meu querido pai Everardo Silveira parte para a eternidade mas deixa para nós o seu legado de humildade, generosidade e amor ao próximo, fazendo da simplicidade e da caridade, suas maiores virtudes.

“Agradeço de coração a todos aqueles que oraram e intercederam por sua saúde. Foram dias difíceis, de muita luta, mas agora meu pai terá seu merecido repouso eterno ao lado do nosso Pai Criador do Universo.

“Descanse em paz Papai. Guardarei em meu coração todos os nossos momentos juntos, sempre irei mostrar para as minhas filhas os seus ensinamentos. Te amarei eternamente e tenha certeza de que darei continuidade ao seu legado aqui na terra.”

CARREIRA LONGA NA MEDICINA E NA POLÍTICA

Em 2011, Dr. Everardo recebeu da Câmara Municipal de Quixadá a Medalha Cedro, maior honraria do parlamento local, em homenagem aos 50 anos de exercício da medicina. Em 2023, portanto, o médico completava 62 anos na profissão.

  • Médico de renome no Ceará

Dr. Everardo era médico de renome no Ceará e virou referência profissional para outras gerações de jalecos brancos. Em seus últimos anos de atuação profissional, chegou a realizar 95% dos partos em Banabuiú, no Sertão Central, onde atuou por muitos anos. Por sua enorme influência naquele município, deu nome à Comenda Everardo Silveira, que é entregue a pessoas ou instituições que se destacarem na área da saúde ali.

A título de curiosidade, é famosa a história de quando Dr. Everardo realizou uma traqueostomia de emergência em um bar, na Zona Rural de Quixadá, utilizando apenas uma faca de mesa e uma caneta. A traqueostomia consiste na abertura cirúrgica da parede da traqueia, com possibilidade de passagem do ar entre o ambiente e os pulmões sem passar pelas vias aéreas superiores. Salvou a vida do homem.

Em Quixadá, seu nome é dado a um posto de saúde e, agora, possivelmente será homenageado em outros espaços públicos.

Há, especialmente no Sertão Central, muitos pacientes que, de formas diversas, devem suas vidas a atuação profissional do médico.

Em 2015, perguntado pelo Jornal SerTão, de Quixeramobim, se ainda continuava trabalhando como médico, respondeu:

Se a gente para, morre. A gente tem que ir até o fim. Eu gosto muito de medicina. Se eu fosse reviver, faria novamente medicina porque é muito gratificante ser médico, pela oportunidade de ser útil a alguém.

  • Destaque na política cearense

Também na política o médico teve ampla participação. Governou Quixadá de 1971 a 1973; foi deputado estadual por quatro legislaturas, entre os anos de 1979 e 1994, durante os governos de Adauto Bezerra, Virgílio Távora, Gonzaga Mota e Tasso Jereissati. Também foi vice-prefeito de Ibaretama entre os anos de 2001 e 2004. Momento destacado de sua atuação política foi quando trabalhou como Relator Geral e Presidente da Comissão de Sondagens e Propostas, por ocasião da elaboração da Constituição do Estado do Ceará.

Dr. Everardo teve participação direta na emancipação política e administrativa dos municípios de Banabuiú, Choró e Ibaretama, que devem, ao lado de Quixadá, decretar luto oficial.

  • Pai do prefeito de Quixadá

Dr. Everardo é pai do atual prefeito de Quixadá, o também médico Dr. Ricardo Silveira. Em 2016, na primeira tentativa do seu filho de se tornar prefeito, Dr. Everardo foi figura de inspiração importantíssima para a superação da derrota sofrida naquele ano. Baseado em seu exemplo de vida e em seu incentivo e apoio, Ricardo Silveira fez adaptações em sua atuação, abriu novas frentes de luta política, buscou apoios estratégicos e, em 2020, conseguiu vencer a eleição, dando ao Dr. Everardo a alegria de vê-lo empossado como chefe do poder executivo de Quixadá.

Dr. Everardo, ao lado de Iáskara e Ricardo Silveira e suas netas, filhas do casal.

Em 2021, quando Dr. Everardo completava 86 anos de vida, Ricardo Silveira, já prefeito, escreveu sobre seu pai:

Um homem de uma índole invejável, querido e adorado por onde passou pela forma como conduziu seu trabalho, seja como médico atendendo nos hospitais, seja como político, atuando como deputado e prefeito de Quixadá. Carrega na sua história, um legado de simplicidade, vocação para a Medicina e amor ao próximo. Só tenho a agradecer a Deus pela vida que ele proporcionou a meu pai. O amor de minhas filhas para com meu pai é apaixonante. Fique com Deus meu pai. Obrigado por tudo que fez por mim. Serei eternamente grato.

Dr. Everardo também era pai de Amílcar, Everardo, Eloisa, Rafael e Maria Elisa.

 

Dr. Everardo, ao lado dos filhos. Da esquerda para a direita: Ricardo Silveira, Everardo Silveira e Amílcar Silveira.

TRABALHADOR INCANSÁVEL

Doutor Everardo foi um incansável trabalhador. Fez a diferença na vida de muitas pessoas e deu significativa contribuição ao Ceará e, em especial, ao município de Quixadá. Através dos seus dons como médico, salvou vidas, realizou incontável número de partos e cirurgias. Milhares de pessoas, ao longo de quase seis décadas, colocaram seu bem estar e, muitas vezes, suas próprias vidas, nas mãos do Doutor Everardo. Agora o bom médico descansa, após deixar um legado de peso que certamente ficará na memória coletiva quixadaense.

Quixadá está de luto pela partida de um dos seus grandes homens. Que as novas gerações se inspirem no exemplo de dedicação à profissão deixado por Everardo Silveira e que, por essa dedicação a qualquer profissão que tenham escolhido, possam produzir avanços no bem estar geral da sociedade e deixar uma marca indelével de humanidade e serviço ao próximo.

O Diário de Quixadá estende aos familiares, admiradores e amigos do Doutor Everardo Silveira sinceros sentimentos de pesar, e o desejo de que o conforto que só vem de Deus chegue a cada um neste momento de dor e tristeza.


Compartilha:

Veja Mais