Maternidade de Quixadá completa mais uma década de dedicação a assistência ao parto e ao nascimento

No dia 12 de julho de 1953, a cidade de Quixadá presenciou a inauguração da primeira etapa do Hospital Maternidade Jesus Maria Jose (HMJMJ), um marco importante na região do Sertão Central do Ceará. Sob a liderança do Monsenhor Luiz Braga Rocha, a Igreja Católica conseguiu sensibilizar autoridades, população e benfeitores para a necessidade de um local acolhedor e seguro para o parto e nascimento, em uma região marcada por altas taxas de mortalidade materna, neonatal e infantil.

Com essa iniciativa, o HMJMJ se tornou uma instituição referência no cuidado de parto e nascimento na região, sendo posteriormente integrado à rede de atenção e cuidado do Ministério da Saúde. Desde então, o hospital mantém seu compromisso prioritário com a saúde de gestantes e crianças.

Esse compromisso inicial se concretizou com a abertura de diversos serviços essenciais. Entre eles, destacam-se: 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), 04 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINC), 05 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa), 10 leitos da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) e 09 leitos de Referência à Gestação de Alto Risco (GAR) do tipo II. Essas ofertas têm garantido ao HMJMJ reconhecimentos importantes, como o título de Hospital Amigo da Criança desde 1996 e o Prêmio Dr. Pinotti como Hospital Amigo da Mulher em 2017.

Ao longo da última década, o HMJMJ expandiu sua experiência de parto humanizado para os municípios vizinhos. Contando com uma equipe multiprofissional capacitada, o hospital se destaca por acolher gestantes e parturientes de forma adequada durante o processo ativo do parto, permitindo a presença de um acompanhante de livre escolha.

“O HMJMJ expressa gratidão aos profissionais de saúde por seu trabalho e dedicação, contribuindo para que nosso serviço obstétrico seja reconhecido como seguro e de qualidade pelas usuárias”, disse, em nota, a instituição.

“Ao celebrarmos mais um momento marcante para nossa instituição, elevamos nossa gratidão a Deus e renovamos nosso compromisso nesse berço da vida! Que Deus e Maria, nossa Mãe, intercedam por nós, para que sejamos fiéis continuadores dessa obra iniciada por nosso fundador, Monsenhor Luiz Braga Rocha, o Conselho e tantos outros que trabalharam nesta casa”, afirma Irmã Ernestina Puntel, Diretora Operacional.

“Exerço com orgulho e felicidade a profissão de médico obstetra nesta Instituição Filantrópica, idealizada por Monsenhor Luiz Braga Rocha e levada adiante pelo povo de Quixadá e da região do Sertão Central. Ressaltamos também o papel preponderante do Bispo Emérito Dom Adélio Tomasin e da Irmã Ernestina, que com vigor e coragem ergueram as paredes deste majestoso local de apoio à saúde do povo do sertão. Observamos, com base em nossa experiência profissional, o surgimento de novas demandas da população, que aos poucos estão sendo atendidas por nossa maternidade, incluindo leitos de UTI para adultos, cirurgias laparoscópicas e procedimentos ortopédicos. A dedicação dos gestores, funcionários e profissionais desta instituição no aprimoramento dos serviços oferecidos merece reconhecimento. Esperamos que todas essas conquistas impulsionem o crescimento acelerado dessa entidade, a serviço da população do sertão e de todo o Ceará”, declara o Dr. Rômulo Coelho, médico obstetra do HMJMJ.

“Estamos muito felizes em comemorar mais uma década de trabalho para a população. Sabemos que ainda temos muito a melhorar, mas também reconhecemos nossa importância na saúde não apenas de Quixadá, mas de toda a Região do Sertão Central. Cientes dessa responsabilidade, trabalhamos incessantemente para nos tornarmos cada vez melhores no que fazemos”, afirma o Dr. Kaléu Mormino Otoni, diretor-geral.

Compartilha:

Veja Mais