Justiça do Ceará reconhece nova paternidade à recém-nascida abandonada em terreno baldio

O Judiciário cearense encerrou um caso emblemático de adoção envolvendo um bebê que foi abandonado, há quase um ano, ainda recém-nascido, em um terreno baldio. A 2ª Vara da Comarca de Cascavel determinou, durante audiência judicial, a destituição do poder de família dos pais biológicos da criança, reconhecendo nova paternidade e guarda definitiva aos pretendentes que estavam no topo da fila de adoção, conforme o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

O bebê foi acolhido por novos pais que cumpriram todas as exigências e se comprometeram a oferecer um ambiente sadio, seguro, afetuoso e propício para o seu desenvolvimento.

“Considero um privilégio ter apreciado e julgado este caso, após emocionante audiência realizada no Dia Nacional da Adoção, por ser ele revelador de como o Estado brasileiro pode, por meio da adoção, inserir uma criança que se encontrava no mais absoluto estado de vulnerabilidade social, no seio de uma família dotada de totais condições de garantir seus direitos e lhe oferecer carinho e amor”, enfatizou o titular da Vara, juiz Bruno Leonardo Batista de Medeiros.

“VERDADEIRA BÊNÇÃO”

A criança foi adotada pelo casal Amélia e César, que destacou a adoção como um ato de amor que mudou a realidade deles para melhor. “A nossa vida mudou bastante, mudou incalculavelmente pra melhor, depois da chegada da nossa filha, que está quase completando um ano de vida. Para nós é uma verdadeira benção”, afirmou o novo pai.

O casal explicou que fez questão de adotar seguindo os caminhos corretos da lei. “Esperávamos há bastante tempo, mas não queríamos de forma alguma seguir algum atalho ou um caminho outro que não fosse o da adoção correta. E nós aconselhamos a quem quiser adotar, que procure os caminhos corretos da Justiça”, aconselhou César.

Em junho de 2022, o bebê recém-nascido foi encontrado em um terreno baldio em Cascavel por pessoas que estavam, ocasionalmente, passando pelas proximidades, sendo o caso levado ao conhecimento do Conselho Tutelar local. Posteriormente, o Juízo da Comarca de Cascavel realizou audiência, após um grande esforço de todos os envolvidos, que contou com a participação de representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE), Defensoria Pública do Estado e do Conselho Tutelar.

PROCESSO DE ADOÇÃO

No Ceará, a adoção acontece após criteriosa análise da vida pregressa do pretendente, com base nas certidões de idoneidade física e mental, bem como, sua situação financeira. É importante ressaltar que cada etapa do processo é voltada para garantir o bem-estar e a proteção dos direitos da criança, bem como a adequação dos pretendentes para assumir a responsabilidade da adoção. Os interessados em adotar devem buscar informações no Fórum da sua cidade.

Compartilha:

Veja Mais