A Sentinela – Revista de maior circulação no mundo completa 100 anos da primeira edição em português

(Foto: jw.org/uso autorizado)

Você sabia que A Sentinela é a revista de maior circulação no mundo? Produzida e distribuída gratuitamente pela organização cristã das Testemunhas de Jeová, ela nunca deixou de ser publicada desde seu primeiro número, em 1879, em inglês. Cada edição, atualmente, tem uma tiragem de mais de 42 milhões de exemplares, e está acessível em 413 idiomas, com distribuição em mais de 200 países.

100 ANOS EM PORTUGUÊS

Em português, A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová, ou simplesmente A Sentinela, está completando, neste ano de 2023, impressionantes 100 anos. Segundo explicam as Testemunhas de Jeová, foi em 1923 que George Young chegou ao Brasil para estabelecer uma filial. Naquela época, apenas a edição em inglês da revista estava disponível no país. Young rapidamente providenciou a tradução para o português e que uma gráfica local imprimisse as revistas.

À esquerda: primeira máquina impressora usada na filial do Brasil. À direita: a primeira edição em português de A Torre de Vigia a ser impressa na filial do Brasil. (Fotos: jw.org/uso autorizado)

A primeira edição de A Sentinela, então chamada de A Torre de Vigia, em português, foi publicada em 1923. Três anos depois, a filial do Brasil recebeu uma máquina impressora e começou a imprimir as revistas por conta própria.

Desde 2017, A Sentinela é publicada em português do Brasil e em português de Portugal, e está disponível para os mais de 260 milhões de pessoas que falam o idioma.

COMO É FINANCIADA?

Uma característica marcante da revista é que ela é financiada por donativos voluntários. Elas não têm preço de venda nem propagandas. As Testemunhas de Jeová também não cobram dízimos ou ofertas obrigatórias. A distribuição, inclusive, é feita de forma voluntária, através do trabalho educativo realizado pelos membros da religião. As versões eletrônicas da revista A Sentinela estão sempre disponíveis no site oficial das Testemunhas de Jeová, o JW.ORG.

Clique aqui e visite o site oficial das Testemunhas de Jeová.

Compartilha:

Veja Mais