Nesta segunda-feira, 22, o secretário de turismo de Quixadá, Pedro Baquit, e o secretário de administração, Rodrigo Amaral, visitaram o biólogo Paulo Lira, que dirige o Parque do Cocó, em Fortaleza, e comanda o projeto Viva o Parque, que existe há dois anos. Os gestores planejam, sob orientação de Ilário Marques, adaptar o projeto para ser executado em Quixadá, na área federal do Açude Cedro.
Em meio à exuberante natureza do Parque Estadual do Cocó a programação do projeto conta com massoterapia, tai chi chuan, yôga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, trilha interpretativa, oficinas de plantio de árvores, muro de escalada e o arvorismo.
Há diversão gratuita para toda a família, todo domingo, de 7h às 12h. O arvorismo, que funciona também no sábado e nos feriados, já é considerado uma das principais atrações do Cocó. São dez estações de ecoaventura voltadas para um público mais radical.
O Projeto Viva o Parque é uma realização da Sema, por meio da Coordenação de Biodiversidade (Cobio). Uma boa e saudável alternativa para o final de semana, desenvolvida para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas verdes públicas.
Milhares de pessoas de todas as idades participam das atividades do projeto. Quixadá quer trazer a experiência positiva. De acordo com Pedro Baquit, o diretor Paulo Lira visitará Quixadá para verificar a área onde as atividades deverão ser realizadas, analisar quais atividades seriam mais apropriadas para o local e apresentar sugestões ao prefeito Ilário Marques.
“Porque não copiarmos o que está dando certo e criarmos o programa Viva o Cedro?”, pergunta Pedro Baquit. “Já estamos buscando os parceiros necessários para dar início a esse projeto que mistura lazer, saúde, educação ambiental e muitos outros ingredientes”, acrescenta.