Uma cena inusitada aconteceu na décima edição do TOPEST em Quixadá. O evento, que foi realizado entre os dias 12 a 17 de novembro, reúne moradores do distrito de Tapuiará para campeonatos de pesca e futebol, shows populares e comercialização de peixes preparados na hora, à beira do açude Pedras Brancas.
No domingo, 17, o médico bolsonarista Ricardo Silveira foi ao local do Topest. Ele passou cerca de 20 minutos ali, não consumiu nada das barracas e apenas tentou circular apertando a mão das pessoas, em atitude aberta de campanha eleitoral. De vez em quando, um dos seus acompanhantes conseguia puxar alguém para fazer uma foto com ele.
Sem o retorno que talvez esperasse, o médico rapidamente desistiu de ficar no local e saiu quase sem ninguém perceber. “Não deram uma propaganda do TOPEST nas rádios deles, pelo menos eu não fiquei sabendo. Aí vem aqui, fica 20 minutos e pega o beco. Pensam que somos doidos, é? Veio só atrás de voto”, disse uma das barraqueiras que tentou vender um peixe frito ao doutor, mas não conseguiu.
O TOPEST é uma realização da Cooperativa de Produtores na Economia Solidária, Pesca Artesanal, Aquicultura e Agricultura Familiar do Sertão Central (COOPESCAF) e da Colônia de Pescadores e Pescadoras de Quixadá Z 65, com apoio da prefeitura de Quixadá.