Vamos Vencer: Demanda por teleatendimento da covid-19 cai 50% em Quixadá

Equipe de profissionais do teleatendimento da covid-19 em Quixadá.

A prefeitura de Quixadá revelou, ontem, que caiu em 50% a demanda pelo teleatendimento da covid-19. Isto pode ser um bom indicador de um cenário de freio na velocidade de novas contaminações pelo coronavírus ou até mesmo da ocorrência de outros problemas de saúde cujos sintomas se confundem com os efeitos do vírus no organismo.

O DQ já havia mostrado que a velocidade de recuperação dos pacientes em Quixadá tem sido mais rápida do que o de novas infecções. Isto graças à estratégia exitosa de prevenção, contenção da velocidade de disseminação do vírus, inclusive na Zona Rural, acompanhamento individual das pessoas com suspeita ou positivadas e acolhimento dos pacientes mais graves com o aumento do número de leitos de enfermaria.

Segundo a Secretaria de Saúde, desde que o serviço de teleatendimento começou, já foram mais de 4 mil ligações. Em alguns dias, a demanda foi de até 200 atendimentos.

Ana Kamylla, Lorena Matos, Geisa Sousa, Samuel Reis, Rômulo Amorim e Joicyanna Darllay, são os profissionais responsáveis por aquele que, muitas vezes, é o primeiro contato do paciente com as equipes da linha de frente do combate ao coronavírus.

Ao receberem as chamadas telefônicas, é preenchida uma planilha com protocolo interno e, na sequência, cada caso é encaminhado individualmente para outra equipe técnica de profissionais da Saúde, a exemplo de enfermeiros, dentistas e fisioterapeutas, que ligam de volta para cada paciente e iniciam o procedimento padrão estabelecido pelas organizações de saúde. Daí por diante a pessoa que fez o contato passa a ter acompanhamento e todo o suporte necessário, de acordo com a sua situação de saúde.

Esse trabalho já resultou na identificação de casos mais graves, levando pacientes à internação e posterior recuperação.


Compartilha:

Veja Mais