Unidade Especializada Covid encerra atividades em Quixadá

Profissionais de saúde por ocasião da despedida histórica da Unidade Covid de Quixadá.

A Unidade Especializada Covid de Quixadá encerrou suas atividades nesta sexta-feira (13). As dezenas de profissionais de saúde que atuaram no local desde maio, quando o equipamento foi inaugurado, se reuniram ontem para um ato de despedida em clima de dever cumprido.

No período em que funcionou, a Unidade atendeu 254 pacientes com sintomas mais graves da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Destes, 98 tiveram recuperação alcançada na própria Unidade. Ali receberam medicamentos, acompanhamento médico 24 horas por dia e, quando necessário, ajuda para respirar. 10 dos 20 leitos que foram instalados no local possuíam respiradores.

Dos que deram entrada na Unidade, 134 foram transferidos para hospitais de referência do Estado, dado que a internação na própria Unidade era temporária e emergencial. 22 pacientes não resistiram aos efeitos devastadores da covid-19 e morreram.

A Unidade Especializada Covid de Quixadá cumpriu papel essencial na assistência aos pacientes que sofreram com a covid-19 e, inclusive, serviu como apoio para toda a região, recebendo pacientes de outros municípios.

Os equipamentos instalados no local serão redistribuídos para toda a rede local de saúde. O prédio ficará em quarentena por algumas semanas e passará por procedimentos de desinfecção. Em seguida funcionará normalmente como Unidade de Saúde Básica do bairro Putiú.

Quixadá tem, atualmente, 17 pacientes internados em hospitais de referência, principalmente no Hospital Regional do Sertão Central. Duas novas ambulâncias com UTI estão agora à disposição para realização de transferências de emergência.

Como gesto simbólico de gratidão, o prefeito Ilário Marques foi pessoalmente ao local e entregou flores aos profissionais que arriscaram a saúde e a vida para proteger a saúde e a vida de outros. Através do zelo, dedicação, perícia e coragem, fizeram história.


Compartilha:

Veja Mais