UniCatólica de Quixadá recebe selo de Instituição Socialmente Responsável

Pela oitava vez consecutiva, a UniCatólica – Centro Universitário Católica de Quixadá recebeu o Selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

A conquista do selo reconhece o compromisso contínuo adotado pela UniCatólica ao longo de suas quase duas décadas de existência. A Instituição desenvolve suas atividades primando pela qualidade do ensino, envolvendo ativamente seus alunos, professores e colaboradores para o desenvolvimento e transformação da realidade social.

A ênfase e a importância dadas ao papel social do Ensino Superior particular acompanham a UniCatólica desde a sua fundação, tal como comprovam os inúmeros atendimentos gratuitos realizados à população de todo o entorno do Sertão Central, através das Clínicas de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia; Farmácia Universitária; Serviço de Psicologia Aplicada; Complexo Esportivo e Núcleo de Práticas Jurídicas da UniCatólica, além das ações extramuros, promovidas pelos acadêmicos dos cursos de Graduação da área da Saúde, que visam a promoção da saúde e bem-estar da comunidade.

Para a Coordenadora de Iniciação Científica Comunitária e de Extensão/NAARTE, Profa. Dra. Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, “O selo de Instituição Socialmente Responsável 2023/2024 atesta a responsabilidade do Centro Universitário Católica de Quixadá com as questões sociais, por meio dos projetos de extensão: Momento mulher na UniCatólica 2023 (cursos envolvidos: Enfermagem e Fisioterapia); Fisioterapia em uro-gineco-obstetrícia (cursos envolvidos: Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia); Saúde no beco (curso envolvido: Odontologia); Meus primeiros mil dias (curso envolvido: Odontologia); Todos pelas pessoas idosas (cursos envolvidos: Direito); PET Saúde – gestão e assistência (cursos envolvidos: Enfermagem, Farmácia,  Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia); UNIDOBEM (cursos envolvidos: Filosofia e Teologia); e Caravana Nutrir (curso envolvido: Nutrição).”

O Reitor da UniCatólica, Prof. Dr. Marcos James Chaves Bessa, “É com o coração cheio de graça e a felicidade saltando aos olhos que recebemos a grata surpresa que a UniCatólica, pelo oitavo ano consecutivo, é agraciada com o selo de IES Socialmente Responsável pela ABMES. Todos esses reconhecimentos são frutos de um trabalho em equipe composto de muito comprometimento, profissionalismo e dedicação. Agradeço a toda nossa família UniCatólica.”

 A 19ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

Desde sua primeira edição, realizada em 29 outubro de 2005, a Campanha da ABMES organiza, anualmente, uma mostra das ações realizadas pelas instituições, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano.

De portas abertas para a comunidade, a 19ª Campanha computou mais de sete mil ações sociais foram registradas em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente e mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas com as atividades.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Fundada em agosto de 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) congrega entidades mantenedoras do ensino superior particular de todo o território nacional, com o objetivo de representá-las nas mais diversas instâncias, governamentais e não governamentais, e de contribuir para o fortalecimento do ensino superior particular brasileiro.

A ABMES desenvolve ações na área acadêmica e no âmbito político com o suporte efetivo de uma equipe técnica multidisciplinar altamente qualificada, ao lado de infraestrutura física moderna e funcional.

Na área acadêmica, a Associação elabora estudos sistemáticos sobre temas relacionados ao segmento privado. Realiza eventos mensais, transmitidos para todo o país pela ABMES TV, além de produzir regularmente publicações, com o objetivo de subsidiar os associados nas suas atividades institucionais.

No âmbito político, a ABMES registra uma trajetória de luta pelos interesses legítimos das instituições mantenedoras e mantidas, tendo como norte a defesa da livre iniciativa na educação. Merece registro o esforço da Associação em promover a articulação do setor com os órgãos governamentais, visando apresentar propostas para a melhoria do ensino superior oferecido pelas instituições particulares.

Compartilha:

Veja Mais