Para quem tem medo de raios e trovões, a madrugada desta sexta-feira, 18, foi assustadora em Quixadá, no Sertão Central. É difícil lembrar de uma chuva no município com uma incidência de raios tão intensa e, com eles, os barulhentos trovões.
Por volta de 4h30, porém, a experiência foi especialmente assustadora, quando o trovão provavelmente mais alto já escutado em Quixadá em vários anos foi ouvido, precedido, como é normal, pelo clarão do relâmpago.
Usuários em grupos de Whatsapp relataram que o barulho foi tão alto que fez tremer as paredes da casa. Outros lamentaram a morte de bichinhos de estimação, provavelmente assustados.
A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) ainda não havia relatado a quantidade de chuva no horário em que esta matéria foi finalizada. Assim que possível publicaremos esta informação.
Visualizar esta foto no Instagram.
Uma publicação compartilhada por Diário de Quixadá (@diariodequixada) em
O QUE SÃO OS TROVÕES?
Os trovões são fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão. Os trovões, que na maioria das vezes causam apenas um susto nas pessoas, podem se propagar tanto no ar quanto no solo.