A prefeitura de Quixadá, no Sertão Central, vai usar dezenas de câmeras especiais na Praça José de Barros e seus arredores para registrar tudo o que acontecer durante os quatro dias de carnaval.
O objetivo, segundo o secretário de cidadania, segurança e serviços públicos, Higo Carlos, é auxiliar os policiais militares, policiais civis e apoios contratados na promoção da segurança do evento. Uma base está sendo montada de onde agentes de segurança poderão acompanhar ao vivo a movimentação em todos os ambientes, detectando comportamentos atípicos e direcionando policiais para os locais de maior necessidade.
As câmeras são capazes de realizar identificação facial e as imagens também poderão ser usadas, depois do carnaval, com força de prova para processar judicialmente qualquer indivíduo que praticar atos de vandalismo ou que atentar contra a segurança dos foliões.
Ainda segundo Higo Carlos, todas as imagens que não exigirem atenção do Poder Judiciário serão apagadas.
Depois do carnaval, as dezenas de câmeras adquiridas pela prefeitura de Quixadá vão ser usadas para monitorar pontos estratégicos da cidade e impedir, por exemplo, que pessoas continuem colocando lixo em lugares inapropriados.