Sesa e prefeitura de Quixadá apresentam números diferentes de casos confirmados de covid-19

Quixadá, CE. (Foto: Jandreson Gomes)

Os números dos boletins epidemiológicos da secretaria de saúde de Quixadá e da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), apresentados nesta terça-feira (20), diferem muito.

De acordo com a prefeitura, Quixadá acumula 5.426 casos confirmados da doença. A Sesa, porém, diz que o número é maior e que há 483 casos a mais, chegando ao acumulado de 5.909 confirmações na Terra dos Monólitos.

Já o número de recuperados, segundo a saúde local, é de 4.811. A Sesa, porém, aponta para um número menor, isto é, 4.580.

A Sesa ainda não contabilizou os último seis registros de óbitos, e apresenta o acumulado de 105 mortes em Quixadá. A prefeitura, por sua vez, conta 112 vítimas da covid-19.

EXPLOSÃO DE NOVOS CASOS:

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde local, a semana de 11 a 17 de abril apresentou a maior quantidade de casos novos de covid-19 em 2021, com 242 confirmações. Antes dela, a semana com mais contaminações havia sido a de 03 a 09 de janeiro, com 151.

Curva de casos positivos, semana a semana, em Quixadá.

Os números podem indicar uma curva para cima da linha de contaminações no município. É válido ressaltar que, em 2020, primeiro ano da pandemia, em 20 de abril Quixadá ainda não havia registrado nenhum óbito. O vírus apenas começava a se espalhar. Em 2021, porém, ele já está plenamente distribuído, inclusive com novas cepas. Neste cenário novo, Quixadá já registrou 25 mortes.

Especialistas apontam que a vacinação e o isolamento são as coisas mais importantes para conter o crescimento de novos casos graves.


Compartilha:

Veja Mais