O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, voltou atrás e desistiu de decretar lockdown no município. A decisão pelo isolamento mais rígido havia sido tomada em conjunto com outros nove prefeitos do Consórcio de Saúde do Sertão Central, na tarde desta quinta-feira, 05.
Veículos de imprensa em todo o Ceará repercutiram a decisão, até as mídias da família do próprio prefeito. Apenas poucas horas depois, porém, os quixadaenses foram surpreendidos com o anúncio do prefeito, que informou que vai manter as mesmas medidas já em vigor, sem lockdown.
Ricardo Silveira começou a semana anunciando em transmissão ao vivo que não era o momento para decretar lockdown. Depois tentou liderar um movimento entre os prefeitos da região pelo aumento na rigidez das medidas, seguindo exemplo recomendado por Camilo Santana, que decretou lockdown em Fortaleza. Decidiu, junto com os demais gestores, adotar lockdown em Quixadá. Agora, depois da repercussão imensa da decisão, o prefeito médico recua e desiste do lockdown.
O DQ fará uma análise mais completa acerca do vai-e-vem decisório do gestor que, infelizmente, aparenta estar perdido diante do avanço do vírus no município, no momento mais grave da pandemia no Ceará desde seu início. Nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde do Ceará apontou Quixadá com nível de transmissão da Covid-19 “altíssimo”.
Outros três municípios, Banabuiú, Solonópole e Pedra Branca, também informaram que, não obstante a decisão tomada pelo Consórcio de Saúde mais cedo, não decretarão lockdown por enquanto.