Quixadá tem mais de 9 mil habitantes acima de 60 anos, grupo de risco do coronavírus

Quixadá tem mais de 9 mil habitantes acima de 60 anos, grupo de risco do coronavírus.

O município de Quixadá, no Sertão Central, tem uma população de 9.278 pessoas acima de 60 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 1.725 tem idade entre 80 e 100 anos. Todos eles estão no grupo de risco do Covid-19, e foram alvo de atenção especial num Plano de Contingência apresentado nesta segunda-feira, 16, pelo município ao governo do Estado.

Essa população com mais de 60 anos, além de pessoas com doenças crônicas, têm mais chances de desenvolver um quadro grave da doença do que outros grupos. “Para esse público, recomenda-se evitar viagens, cinemas, shoppings e outros locais com aglomerações”, diz recente recomendação do Ministério da Saúde.

A mortalidade do Covid-19 avança conforme a idade. Entre 60 e 69 anos, os óbitos chegam a 3,6%. Na faixa dos 70 a 79 anos, sobe para 8% e, acima dos 80, vai a 14,8%.

Por esta maior fragilidade diante do novo vírus, os idosos estão sendo orientados a ficar em isolamento social e domiciliar, e a evitar contato físico desnecessário com outras pessoas. Eles devem evitar ir a missas, cultos, eventos sociais e até familiares. Por determinação da prefeitura local, Agentes de Saúde procederão visitas nos próximos dias para fornecer orientações de prevenção mais elaboradas.


Compartilha:

Veja Mais