Quixadá está há 80 dias sem nenhum homicídio! A paz merece ser comemorada!

Quixadá está há 80 dias sem nenhum homicídio! A paz merece ser comemorada! (Foto: Lutero Rômulo)

Neste sábado, 16, Quixadá completou 80 dias sem nenhum homicídio. Em anos anteriores, especialmente no primeiro semestre, as notícias sobre crimes violentos letais contra a vida eram comuns. Praticamente toda semana uma pessoa era morta, em geral vítima do submundo do tráfico de drogas.

Em 2019, porém, a situação é atípica. Até que houve tentativa de execução, mas sem êxito, como há alguns dias no Bairro Campo Velho, quando um entregador de pizza foi alvo de criminosos.

E se desde o início do ano o Ceará inteiro viveu uma situação de extrema tensão, com ataques orquestrados por grupos do crime organizado, em Quixadá também não foi diferente. Mas aqui não houve nenhuma ocorrência do tipo que se tornou comum em outros municípios, como ocorreu em Fortaleza, e mais próximo, como em Morada Nova e Ibaretama.

Mas não foram só as ocorrências de homicídio que diminuíram significativamente. Assaltos, roubos, furtos e outras ações menos agressivas também recuaram.

A sociedade, claro, comemora o período de relativa paz.

Parte destes resultados se deve principalmente ao trabalho incansável da Polícia Civil, sob comando do Delegado Marcos Damasceno, que passou a entregar com mais agilidade resultados das investigações, assim como da Polícia Militar, cuja atuação, sob comando do Coronel Vidal na maior parte destes meses, foi fundamental para promover mais segurança no município.

Destaque também para o BPRaio. Com suas abordagens diárias e movimentação atenta nas ruas, apreende armas, drogas e dificulta a vida dos criminosos.

Eficaz, para além destes fatores, foi o fortalecimento da política de segurança estadual voltada para o sistema prisional. É dos presídios que partem ordens para ações violentas e é de lá, também, que as organizações criminosas costumam gerenciar seus negócios clandestinos.

Oitenta dias sem homicídios é, sem dúvida, uma boa notícia que merece ser compartilhada e comemorada. Que a paz seja a regra e não a exceção.


Compartilha:

Veja Mais