Prefeitura de Quixadá promove o maior encontro de educadores do Sertão Central; poeta Bráulio Bessa fez participação especial

Roda de conversa durante o II Encontro de Educadores da Rede de Ensino do Município de Quixadá.

Nesta terça-feira, 17, a prefeitura de Quixadá promoveu a maior reunião de educadores do Sertão Central. O II Encontro de Educadores da Rede Pública Municipal de Ensino aconteceu no auditório da Faculdade Cisne. Ali, palestras, roda de conversa, entrevistas e outras apresentações desenvolveram o tema geral do evento “Educação, caminho que nos leva ao extraordinário”, e marcaram a troca de conhecimento, experiência e, principalmente, incentivo para que os mestres do ensino público quixadaense continuem com vigor e bom ânimo a tarefa do magistério.

O encontro buscou, em especial, definir caminhos para a gestão pública lidar com os desafios da educação quixadaense. “Embora nós sejamos muito demandados por outras coisas, especialmente por saúde e infraestrutura urbana, eu tenho a compreensão de que o município tem como missão principal em sua promoção de políticas públicas a educação”, disse o prefeito Ilário Marques em uma de suas participações.

Grande número de professores da rede pública de Quixadá atende a mais de 12 mil alunos.

Marques disse que é urgente o município se debruçar sobre a definição de um plano pedagógico que alinhe a educação de Quixadá a um viés libertador e não obscurantista, abrindo espaço para o desenvolvimento do que chamou de “novos patamares civilizatórios”. Citou o projeto da escola sem partido e a recente corrente de negação de Paulo Freire como exemplo de retrocessos dos quais vê como necessário que a educação em Quixadá se distancie.

“Temos que ter uma educação iluminadora para uma juventude luminosa. É isso que devemos sonhar, é esse o grande eixo”, defendeu Ilário. No trato das especificidades dos desafios da educação, o prefeito defendeu o amplo uso das novas tecnologias e de novos métodos de ensino, mais sincronizados com a revolução tecnológica e de conhecimento que transforma o mundo velozmente.

2ª PARCELA DO 13º SALÁRIO SERÁ ADIANTADA

O prefeito Ilário Marques surpreendeu a classe dos professores com o anúncio de que a segunda parcela do décimo terceiro salário será adiantada. Em vez de ser paga em dezembro, já será disponibilizada neste mês de outubro.

MAIS DE R$ 100 MILHÕES DO FUNDEB

Ilário Marques ainda revelou que há mais de cem milhões de reais a serem recuperados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, para Quixadá. Segundo o gestor, o uso deste recurso deverá passar por amplo debate com todas as partes que formam a educação local para garantir, acima de tudo, a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento do profissional educador e, a partir dele, ao benefício dos alunos.

Participaram das apresentações e debates de ideias, além de vários professores, representantes sindicais e pessoas da comunidade, a Secretária de Educação, Josênia França, a Deputada Rachel Marques e o diretor da Faculdade de Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), professor Luiz Oswaldo.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO POETA BRÁULIO BESSA

Da esquerda para a direita: Josênia França, Ilário Marques, Rachel Marques, Bráulio Bessa, Ivan Construções e João Paulo.

O mega-evento também contou com a participação especial do poeta Bráulio Bessa, que contou relatos de sua vida pessoal e outras histórias que serviram para motivar os presentes a cumprir com orgulho, dedicação e alegria a nobre missão de ensinar. Alguns vídeos com a exposição do artista podem ser vistos na página oficial da prefeitura de Quixadá no Facebook.  


Compartilha:

Veja Mais