Prefeitura de Quixadá havia determinado em agosto revisão do Plano Diretor de Quixadá, defasado há 18 anos

Área urbana de Quixadá cresceu muito nos últimos 15 anos.

O Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Quixadá, Flávio França, disse numa entrevista ao radialista Cleumio Pinto que o grupo Pão de Açúcar deixou de instalar uma loja EXTRA em Quixadá por não ter encontrado um Plano Diretor atualizado. Inclusive, segundo o gestor, um terreno já havia sido comprado para tal finalidade.

Não é possível dizer se é verdade a história da possível instalação de uma loja EXTRA em Quixadá, já que o próprio grupo Pão de Açúcar nada disse a respeito, mas a fala do secretário sobre o Plano Diretor desatualizado procede.

Na verdade, o Plano Diretor de Quixadá está desatualizado há 18 anos, o que revela uma parcela de irresponsabilidade coletiva e histórica com o desenvolvimento da cidade. Felizmente, isto estava sendo corrigido.

Em julho deste ano, a prefeitura começou a se movimentar para corrigir o problema e já havia firmado intenção de regularizá-lo através do apoio da renomada empresa Esperanza Transmissora de Energia S.A., conforme mostra ofício assinado por Ilário Marques no dia 08 de agosto, uma semana antes de ser afastado da prefeitura, endereçado a Samuel Carloni, representante legal da empresa. Confira.

[docpdf]https://www.diariodequixada.com.br/wp-content/uploads/2018/09/42584763_335180423706554_2582930947414425600_n-converted.pdf[/docpdf]

O QUE É O PLANO DIRETOR?

Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

É o Plano Diretor que deve promover o diálogo entre os aspectos físicos/territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais para a cidade. O plano deve ter como objetivo distribuir os riscos e benefícios da urbanização, induzindo um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

Nos últimos 15 anos, Quixadá mudou muito sua configuração física urbana. O centro e os bairros afastados dele cresceram. Vários loteamentos estão em plena atividade de venda de terrenos. Todo esse crescimento, sem um plano diretor, acontece desordenadamente e pode gerar imensos prejuízos para o município.

Com o afastamento de Ilário Marques, cabe agora à gestão interina continuar o trabalho para regularizar a situação, e caberá ao prefeito Ilário retomar com urgência o assunto assim que tiver de volta a chefia sobre o poder executivo.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Compartilha:

Veja Mais