Prefeitos do Ceará estão mobilizados em Brasília; prefeituras enfrentam crise financeira sem precedentes

Prefeitos do Ceará estão mobilizados em Brasília.

As prefeituras do Ceará passam por um momento muito difícil. Poucas delas estão em condições de honrar os compromissos com os próprios servidores neste final de ano, tal como pagar décimo terceiro salário junto com o salário corrente do mês de dezembro. Concordemente, foi iniciada nesta quarta-feira, 20, a mobilização “Não Deixem os Municípios Afundarem”.

O presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, ao lado do Assessor Especial da Entidade, Expedito Nascimento, mobilizaram gestores municipais do estado para fortalecerem a luta dos municípios por mais recursos, mais obras e mais benefícios.

Ainda nesta quarta, os prefeitos se manifestarão em frente ao Congresso Nacional. O presidente Michel Temer deverá receber representantes do movimento para ouvir as principais reivindicações municipalistas.

QUIXADÁ

Quixadá é um dos poucos municípios que não estão sufocados financeiramente, apesar da crise. Neste ano, não houve atrasos salariais para os servidores em nenhum mês. A primeira parcela do 13º salário já foi paga e, segundo o chefe do executivo, Ilário Marques, o salário de dezembro e a segunda parcela do 13º, incluindo dos aposentados, estão asseguradas. Marques atribui a “tranquilidade” que contrasta com o sufoco vivido pela maioria dos prefeitos cearenses à boa administração das dívidas e a manutenção de prioridades, como o servidor público.

Apesar da situação mais amena, Ilário Marques também está em Brasília e deve participar da mobilização junto aos demais gestores do Estado. Ele também tem reuniões para tratar de assuntos de interesse do consórcio de saúde do Sertão Central. Acompanha-o na viagem o Diretor do Consórcio, Neto Dias.


Compartilha:

Veja Mais