Prefeito de Solonópole enfrenta crise financeira com inteligência e se destaca por boa gestão

Prefeito Webston Pinheiro.

Os municípios cearenses enfrentam assombrosa crise financeira. Com a queda contínua dos repasses do Estado e da União, os gestores públicos precisam adotar medidas de adequação ao cenário. O desafio é gerenciar num ambiente de crise sem comprometer o bom funcionamento da máquina pública. No Sertão Central, um dos bons exemplos de gestão pública vem de Solonópole.

No ano de 2017 o município teve uma queda de aproximadamente R$ 606 mil no complemento do FUNDEB, quando comparado ao ano de 2016. Em vez de ficar prejudicada com a enorme redução de recursos, a educação em Solonópole obteve resultados ainda melhores. Qual o segredo?

O prefeito Webston Pinheiro e sua equipe enfrentaram o problema com uma profunda reorganização das turmas escolares, mudanças que afetaram principalmente os alunos da Zona Rural. O reordenamento segue orientações do Conselho Nacional de Educação e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para dar aos estudantes a oportunidade de se beneficiar de turmas com melhores circunstâncias de aprendizado.

Apesar da mudança na rotina de alunos transferidos da Zona Rural para escolas na sede, a qualidade no ensino melhorou e, por isto, os índices de avaliação da educação tiveram significativas melhoras.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recursos para a maioria dos municípios de pequeno porte, também teve redução em Solonópole em 2017, na ordem de R$ 410 mil em relação ao ano anterior. Apesar disto, Solonópole segue pagando o funcionalismo em dias, com planejamento e uso inteligente dos recursos municipais. Um bom exemplo de gestão num cenário de crise.


Compartilha:

Veja Mais