Prefeito de Quixadá aceita proposta do sindicato e concede reajuste 50% maior que oferta inicial

Servidores haviam paralisado atividades nesta semana em Quixadá.

O prefeito Ilário Marques aceitou, na noite desta quinta-feira (26) oferta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá e Região (Sindsep), devidamente representado por sua diretora-presidente, Neiva Esteves, e concedeu reajuste 50% maior que proposta inicialmente feita pela administração. 

A prefeitura e os sindicalistas entraram em consenso, colocaram as cartas na mesa, viram o que era possível fazer de imediato para não comprometer as contas públicas e nem o interesse dos grevistas, e chegaram a um acordo. A conversa firmada entre as partes será apresentada neste sábado (27).

Os servidores do magistério pleiteavam, inicialmente, reajuste de 6,81%. A prefeitura fez uma oferta de 2%, que foi rejeitada pelos sindicalistas. Nova proposta, desta vez com um número que representa correção acima da inflação, 2,95%, foi apresentada. O Sindsep insistiu em um valor maior e propôs, então, o arredondamento para 3%, o que foi prontamente aceito pela prefeitura.

Para cumprir o acordo, a prefeitura terá que cortar outros gastos e zelar para não deixar que nenhum projeto na área da educação seja interrompido. A máquina pública sofre com o congelamento de investimentos na educação, levado a cabo pelo governo federal.

Apesar das dificuldades que geram um cenário de caos a tantos municípios, Quixadá está há 16 meses sem deixar atrasar os salários dos seus servidores. Além disso, os profissionais do magistério recebem alguns dos melhores salários da região. De acordo com Josênia França, Secretária de Educação, o piso nacional dos professores é observado no município.

E TEM MAIS…

Ilário Marques anunciou disposição de adiantar o pagamento do salário do magistério para esta sexta-feira (27), portanto, bem antes do feriado de 1º de maio, e renovou seu interesse em continuar honrando o compromisso de pagar os servidores em dias, uma obrigação dos gestores que tem se tornado cada vez mais rara, dado o massacre financeiro que as prefeituras vem sofrendo nas mãos de Michel Temer.

MAS NÃO PARA POR AÍ… 

Foi anunciado, também, que a prefeitura entrou em entendimento com o Banco Pan, de modo a permitir que os servidores voltem a ter possibilidade de efetuar operações de crédito importantes. Isto havia sido prejudicado na gestão anterior, quando um calote contra os bancos e contra os servidores foi dado, levando muitos destes últimos a terem seus nomes inscritos no SPC e Serasa.

A prefeitura afirma que a oferta do Sindsep – de 3% -, é difícil de cumprir, mas fará todo o esforço e as adequações necessárias para garantir o acordado. Por outro lado, tem à sua disposição a possibilidade de realizar descontos nos dias de paralisação, em caso de continuidade da greve, mas acredita que, com o acordo firmado com as lideranças sindicais, não será necessário adotar tal medida.

ENQUANTO ISSO… 

Em Fortaleza, ocorre caso semelhante ao de Quixadá. Professores decretaram greve, solicitando reajuste de 6,81%. O prefeito Roberto Cláudio apresentou possibilidade de ajuste de até 2,95%. A greve continuou e foi declarada ilegal pelo poder judiciário. Os dias não trabalhados serão descontados, com possibilidade de compensação posterior em caso de reposição dos dias não trabalhados.


Compartilha:

Veja Mais