Conforme o assessor econômico do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos), Antonio José Costa, os postos de gasolina não funcionarão no Ceará durante todo o dia de São José. O santo é padroeiro do Estado. O motivo para o fechamento dos postos foi a falta de acordo entre o Sindipostos e o Sinpospetro, que representa os trabalhadores do ramo.
De acordo com a Lei 11.603/2007 só é permitido o trabalho em feriados com autorização em convenção coletiva de trabalho. O Sinpospetro está desde novembro de 2017 em negociação, porém sem sucesso. O Sindipostos, sindicato patronal, quer iniciar uma nova convenção coletiva, retirando direitos como cesta básica e vale refeição, tornando-os bonificação para quem atingir metas de vendas.
Na ausência de instrumento coletivo que autorize o trabalho durante o feriado, o próprio sindicato patronal informou que os postos não funcionarão.
Em Quixadá, no Sertão Central, postos de combustíveis deverão fechar a partir das 23h59 deste domingo até as 23h59 da segunda-feira.