Pichação atribuída à facção criminosa ameaça ladrões no Bairro Alto São Francisco, em Quixadá

Pichação contem espécie de recado para ladrões.

O prédio do antigo Centro Social Urbano, localizado na Rua Presidente Kennedy, no Bairro Alto São Francisco, em Quixadá, abriga a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os muros que cercam a unidade receberam recentemente pichações inesperadas: atribuído à facção criminosa GDE (Guardiões do Estado), o recado aberto pichado no muro contem uma espécie de ameaça para ladrões.

Pichação é atribuída a facção criminosa com atuação no Ceará.

“Se rouba e pau no gato e cabueta tbm”, diz a pichação, que também acrescenta números de identificação e até a assinatura “Tropa do D”. Algumas pessoas que passavam pelo local disseram ao Diário de Quixadá que elas acreditam que a expressão “pau no gato” é, na linguagem do crime, uma ameaça de morte.

Estudiosos da temática sobre segurança pública dizem que, em territórios com atuação de grupos semelhantes, nas grandes metrópoles do país, ameaças do tipo são comuns. No Rio de Janeiro, por exemplo, recados semelhantes tem a intenção de afastar a atividade da Polícia Militar, que se guia, em parte, pelos registros de ocorrências para mapear estratégias de enfrentamento da criminalidade.


Compartilha:

Veja Mais