Número de testes para detecção de covid diminui em Quixadá

Número de testes para detecção de covid diminui em Quixadá.

Testar o mais amplamente possível a população é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a disseminação do coronavírus (Sars-CoV-2), causador da Covid-19. Para a entidade, a realização em larga escala de exames, combinada com o isolamento social, é o caminho ideal para proteger a população da pandemia.

Em Quixadá, o número de testes realizados vem diminuindo gradualmente no decorrer dos meses. O município já chegou a realizar quase 3 mil testes apenas no mês de junho de 2020. Entre maio e setembro, período mais crítico da pandemia, o município manteve uma média mensal de 1.730 testes realizados. Nos meses seguinte, a quantidade de pessoas testadas começou a diminuir.

De fato, em janeiro de 2021, Quixadá testou apenas 670 pessoas. Nos primeiros 14 dias de fevereiro houve um aumento do número de testes, graças a uma ação do Governo Estadual que visou testar todos os profissionais de educação do Estado. O prefeito Ricardo Silveira, que vem fazendo um bom trabalho de marketing pessoal, atribuiu a iniciativa à sua gestão, embora os profissionais do município tenham recebido apenas os testes que sobraram do Estado. De qualquer forma, os números dos testes subiram nas primeiras duas semanas de fevereiro.

Quixadá tem uma média de 67,43 testes realizados nos últimos sete dias, contando-se até o dia 14. Isto representa 7,62 testes por mil habitantes, com uma taxa de 0,13 testes por caso confirmado.

Todos os números citados aqui são da plataforma IntegraSUS, mantida pela Secreataria de Saúde do Ceará (Sesa).

Compartilha:

Veja Mais