O número de pacientes de Quixadá na fila de espera por um leito de UTI triplicou nas últimas 24 horas. No sábado, 08, eram cinco. Neste domingo, 09, já são 15 pacientes. Eles estão inseridos no sistema de regulação mantido pela Secretaria de Saúde do Ceará.
Em toda a região do Sertão Central, esta fila de espera tem, neste domingo, 32 pessoas necessitando de um leito de UTI. Isto significa que quase metade da fila é composta por pessoas de Quixadá.
O DQ acha importante ressaltar, por uma questão de responsabilidade social, que 100% dos leitos de UTI desta região do Estado estão ocupados. Isto significa que os novos casos de Covid-19 e os mais de 780 já confirmados e em plena atividade do vírus em Quixadá que evoluírem para estágios de maior gravidade da doença, estão sujeitos a ficar desassistidos do cuidado de que precisam para sobreviver.
Esta situação gravíssima deve mover cada um a fazer sua parte para evitar maior disseminação do coronavírus. Faz-se isto por aderir ao máximo possível às medidas sanitárias estipuladas pelas autoridades de saúde. Não saia de casa sem necessidade, sempre use máscara ao sair de casa, mantenha distanciamento de outras pessoas, use álcool em gel e lave as mãos com frequência.