Moradores do bairro Carrascal, em Quixadá, estão reclamando nas redes sociais do amplo uso de fogos de artifício em um ato de campanha eleitoral realizado nesta terça-feira (28).
Thays Lima, por exemplo, disse que os militantes do médico Ricardo Silveira (PSD), ao usarem fogos de artifício, assustaram crianças recém nascidas. Ela tem um filho pequeno e afirmou que o bebê ficou assustado. Ela ainda explica que se os fogos tivessem sido usados por outros candidatos ela também reclamaria.
Outro morador de nome Anderson, disse ter ficado profundamente incomodado com o uso dos fogos de artifício. Ele tem um filho pequeno que é autista, e diz que a criança não conseguiu dormir por muitas horas depois do enorme susto que sofreu com o barulho do fogos bem próximo à sua casa. “O Arthurzinho entrou em crise, foi muito ruim. Ele passou a noite toda chorando”, explicou, referindo-se ao seu filhinho.
Sandy Lopes, outra pessoa que se manifestou nas redes sociais contra o uso de fogos de artifício, aponta outra razão pela qual o uso deste recurso: os animais. Segundo ela, que se identifica como “protetora de animais” em caráter voluntário em Quixadá, o barulho dos fogos pode causar grandes danos aos bichinhos. “Quem tem animais sabe o quão aflitos eles ficam e podem acabar em óbito”, diz.
Em 2020, o médico Ricardo Silveira disputa a prefeitura de Quixadá com Ilário Marques (PT), Sergio Onofre (Cidadania), Cícero Freitas (Rede) e Cezar Augusto (MDB).