Minha Casa Minha Vida em Quixadá é exemplo para o de Quixeramobim, que nem luz tem nos postes públicos

Crianças brincam em parquinho no Residencial Rachel de Queiroz. Ordem de serviço para iluminação de parques e praças foi assinada.

O Residencial Rachel de Queiroz, em Quixadá, fruto do projeto Minha Casa Minha Vida, não é um bairro perfeito e algumas iniciativas ainda devem ser tomadas para garantir melhoria de vida aos seus moradores. A instalação de um posto policial e a recuperação do trecho de 8 km entre o centro da cidade e o local são duas demandas importantes. O governo Camilo Santana garantiu para o próximo mês de maio o início dos trabalhos de asfaltamento da via. Para garantir melhores condições de tráfego e mais segurança, a prefeitura se antecipou às obras do estado e está realizando, nesta sexta-feira, 29, uma ação de piçarramento no trecho.

Residencial Rachel de Queiroz, em Quixadá.

Também nesta semana a prefeitura municipal assinou ordem de execução de um projeto que, com recursos da própria prefeitura, vai garantir iluminação adequada nos parquinhos e praças nas próximas semanas. Antes disto, porém, a gestão do atual prefeito, Ilário Marques, já havia feito investimento de quase R$ 1 milhão para instalação da iluminação pública em todas as ruas. Material e equipamentos de movelaria também foram adquiridos para que as duas escolas começassem a funcionar, junto com o prédio destinado a Ação Social.

O Residencial Rachel de Queiroz teve a condução do sorteio dos contemplados com os imóveis e sua instalação nas casas realizada de forma exemplar. Ninguém que não foi sorteado tomou posse das casas durante o processo de ocupação das famílias. Não houveram invasões, apesar de opositores políticos do atual governo municipal terem tentado insuflar as pessoas a fazerem isto. Os erros cometidos pela gestão anterior e que levaram o Banco do Brasil a rejeitar todos contratos foram corrigidos em tempo recorde, o que incluiu milhares de visitações às famílias, cadastramento, organização de documentos e outros serviços burocráticos.

Os investimentos no Bairro, realizados dentro das possibilidades financeiras e conforme rigoroso planejamento, são essenciais para que o local não pare de se desenvolver.

QUIXERAMOBIM

Jardim Norte I, empreendimento do Minha Casa Minha Vida em Quixeramobim, abandonado pelo poder público.

O contrário de todo este trabalho exemplar em Quixadá é o que se verifica no Jardim Norte I e II, no Bairro Planalto Sabonete, em Quixeramobim. Ali foram construídas 540 residências. Sem controle do processo de instalação das famílias contempladas, invasões começaram no dia 26 de março de 2016; até hoje, nem todos os inicialmente contemplados estão nos imóveis, segundo contam populares que moram no lugar.

Ruas abandonadas no Jardim Norte Um. em Quixeramobim.

Além do acima, a lama toma conta de várias ruas, e o mais grave: não há iluminação pública, apesar dos moradores pagarem taxa de iluminação em suas contas mensais. Com a escuridão da noite, o ambiente se torna propício para a atuação do tráfico de drogas. É uma situação de verdadeiro abandono.


Compartilha:

Veja Mais