Juíza da Comarca de Quixadá é destaque no programa Tribuna Band News FM e fala sobre projeto “Diálogos de Paz”

Doutora Ana Cláudia Gomes de Melo e o jornalista Nonato Albuquerque.

A juíza Ana Cláudia Gomes de Melo, da Comarca de Quixadá, foi destaque no programa Band News FM, com apresentação do jornalista Nonato Albuquerque. A magistrada falou sobre o projeto Diálogos de Paz, desenvolvido por ela pioneiramente na região do Sertão Central.

Desde julho do ano passado, a juíza criou, em parceria com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do curso de Psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá, o Grupo de Retificação Subjetiva do Agressor. 

Do grupo participam obrigatoriamente, por determinação judicial, agressores de mulheres. Ali eles recebem tratamento psicológico específico. Sempre que são deferidas medidas protetivas de segurança, participar do grupo se torna uma obrigação do agressor.

Os resultados iniciais são surpreendentes. Os agressores descobrem as razões de ser como são, os gatilhos que levam à violência, suas motivações escondidas e, desta forma, aprendem como vencer as tendências violentas e o machismo.

Além do serviço pioneiro, a juíza também promove eventualmente encontros em escolas e outros espaços, com ampla participação popular, para esclarecer questões relacionadas à convivência familiar e o amparo jurídico às mulheres vítimas de violência doméstica.

LEIA TAMBÉM:
Ana Cláudia Gomes de Melo: Uma mulher para além da magistratura


Compartilha:

Veja Mais