O vereador Ivan Construções (PT) tomou posse, nesta quarta-feira, 02, como presidente da Câmara Municipal de Quixadá. Ele terá Denis Dutra (PT) como vice-presidente. Ambos são aliados do prefeito Ilário Marques (PT).
Em seu discurso, Ivan fez um balanço histórico das gestões do PT em Quixadá, atribuindo a elas a grande maioria das obras feitas pela prefeitura no município.
Ivan também lamentou os efeitos da gestão interina, sob comando do vice-prefeito João Paulo, durante os 97 dias de afastamento de Ilário Marques. Disse que cada mês do governo do vice equivaleu a um ano de desastre do governo João da Sapataria, e que João Paulo “teria destruído Quixadá” se tivesse ficado mais cinco meses à frente do executivo.
O presidente do parlamento, que agora está em seu segundo mandato à frente do legislativo, agradeceu aos vereadores que lhe deram votos de apoio. Também disse que continuará dialogando com todos os vereadores, mesmo com aqueles que não votaram nele. Ivan é considerado um parlamentar amigo de todos. Foi descrito pelo vereador Louro da Juatama, que não votou nele, como “um dos melhores presidentes que essa casa já teve”.
Os vereadores de oposição, com destaque para Luiz do Hospital, aproveitaram a presença do prefeito para tecer duras críticas à administração municipal. Cobrou, por exemplo, mais transparência da gestão. Mas não ficou no plenário para ouvir a resposta do gestor.
Em sua fala, Ilário disse que o vice-prefeito deixou de enviar durante os 97 dias à frente da prefeitura os balancetes mensais obrigatórios que permitem à câmara fiscalizar o executivo. “Mas não ouvi aqui o Luiz ou qualquer vereador de oposição cobrar isso”, disse Ilário.
Ilário garantiu que estará de volta ao parlamento na reabertura dos trabalhos para o ano de 2019, em fevereiro, para apresentar um balanço geral dos dois anos de gestão e para apresentar um pacote de medidas que ele considera essenciais para dar ao município políticas que assegurem desenvolvimento sustentável, não apenas em seu mandato, mas durante dez ou vinte anos.
Todos os parlamentares discursaram, parabenizando a nova mesa diretora e desejando boa atuação para a câmara nos próximos anos.