O vereador Ivan Benício de Sá, conhecido popularmente como Ivan Construções (PT), foi reeleito para a presidência da Câmara Municipal de Quixadá, para o biênio 2019/2020, nesta quinta-feira, 20.
O candidato derrotado, aliado do médico Ricardo Silveira, foi o vereador Cabo Marlim. Ele obteve cinco votos: Damasceno, Luis do Hospital, Louro da Juatama, o próprio Cabo marlim e Marcelo Ventura, articulador político da gestão interina, recentemente desfeita.
O vereador Denis Dutra, também do PT, foi eleito vice-presidente. Ele não voltará para a pasta de finanças, que estava comandando na prefeitura, mas permanecerá na câmara.
A vitória de Ivan Construções foi aclamada como “democrática” por todos os vereadores. Mesmo os de oposição reconheceram com tranquilidade que a escolha se deu através do exercício da democracia. Apenas os setores de mídia ligados à família do médico Ricardo Silveira, candidato derrotado por Ilário Marques em 2016, falaram de forma negativa do processo que levou Ivan novamente ao comando do parlamento.
O resultado da eleição na câmara é, também, um símbolo forte da solidez da liderança política de Ilário Marques em Quixadá. Aliado do Deputado Osmar Baquit, o prefeito conseguiu, com apoio do parlamentar do PDT, articular a formação de uma chapa que resultou numa votação de grupo. De fato, não houve dissidência no conjunto político de Ilário e Osmar que, agora, a partir deste resultado, deve se fortalecer ainda mais.
Uma análise mais detalhada do significado da eleição na câmara municipal de Quixadá será publicada posteriormente, aqui no DQ.