A Diocese de Quixadá apresentou ontem, quarta-feira, 24, à população da Terra dos Monólitos o “Espaço da Misericórdia.” Com o objetivo de desenvolver iniciativas de acolhimento de pessoas em situação de extrema pobreza, o lugar conta com uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), e vai oferecer refeições nutricionalmente balanceadas, apoio espiritual e social, possibilitando a inclusão da pessoa na sociedade.
A inspiração desse projeto, segundo a Diocese, foi uma iniciativa do Bispo Diocesano da cidade de Quixadá, Dom Ângelo Pignoli, que percebeu a partir da sua vida na comunidade, uma demanda real de uma parcela da população extremamente vulnerável.
A ação quer envolver o conjunto da sociedade para a construção solidária do bem-estar destas pessoas, em seus aspectos biopsicossociais, ou seja, uma visão holística das necessidades as quais este público vivencia.
O local do Espaço da Misericórdia está em processo de implantação na Rua Arraial do Zezé, n° 29, Bairro Putiú, no município de Quixadá. Ao lado do Santuário da Misericórdia já existente desde 2016, construído como marco do ano da misericórdia.
Entre as ações a serem desenvolvidas a refeição do almoço é o foco, oferecido de segunda à sexta-feira de 10h00 às 14h00 horas. Também será oferecido o kit para banho com toalha, sabonete e shampoo para ser feita a higiene no local. Pretende-se oferecer roupas e kits de higiene bucal, conforme possibilidade de doações.
Serão realizadas também atividades de convivência e integração (rodas de conversas, dinâmicas, rodas de música). Favorecendo encontros de oração, partilha e acolhida das questões subjetivas, situação familiar, violência entre outros, envolvendo assim colaboradores e parcerias.
Será mantido diálogo constante com parceiros públicos e privados para conseguir oportunidades como: cursos, trabalho e benefícios entre outras atividades.
A prefeitura municipal de Quixadá é parceira, através da secretaria de Desenvolvimento Social, e estará juntamente com a diocese colaborando nas ações desenvolvidas. Segundo o prefeito Ilário Marques, a iniciativa do Bispo Dom Angêlo mostra o compromisso social da igreja e sua prioridade no cuidado com os mais pobre. “A população precisa se envolver e participar junto com a diocese e o poder público no sentido de garantir dias melhores para aqueles que mais precisam,” destacou o prefeito.